O Ângulo De Incidência

Dr. Michael LaitmanOpinião (Michael Khazin, economista): “A crise mundial está perdendo seu significado original. Na verdade, a crise é uma mudança palpável na qualidade de vida, um apartamento decente, um carro, roupas, eletrodomésticos – um padrão de classe média.

“O problema é que a sociedade do bem-estar da classe média encontrou um problema chamado ‘crédito maciço’. Hoje, nos países desenvolvidos, o cidadão médio gasta 25% mais do que sua renda real. O equilíbrio é alcançado pela queda do nível de renda da classe média. O consumo deve atingir um novo ponto de equilíbrio – quando a massa dos gastos do consumidor vai cair 50% do nível atual, ou seja, vai cair o dobro.

“Todo o mundo que está na classe média aguarda o doloroso desaparecimento da classe média – que será uma verdadeira crise.

“Eles se tornarão o proletariado e, como consequência, haverá aumento do abuso de drogas, queda das taxas de natalidade, diminuição do nível cultural. Portanto, a verdadeira crise não é um problema econômico, mas social”.

Meu Comentário: Quando nos dirigimos agora à classe média, nós nos deparamos com um completo equívoco e desatenção para com nossas idéias sobre a reeducação da sociedade e dos indivíduos. Afinal, eles ainda não sentem qualquer ameaça, e devido à sua falta de visão, é claro, não desejam tomar parte na mudança de si mesmos e da sociedade.

Mas o golpe virá, e nós precisamos nos preparar para a prontidão deles de se aproximar de nós. Enquanto isso, nós precisamos trabalhar com parte da classe média-baixa, que já sente a crise e o desespero.