Manter-se Firme “Sobre Uma Perna”

Dr. Michael LaitmanNós não estamos familiarizados com a nossa própria natureza e, portanto, erramos o tempo todo numa direção ou outra em nossa auto-avaliação, culpando ou justificando a nós mesmos injustamente. Nós temos que entender que não temos possibilidade de ver a verdade e a única saída é contar com a Luz que Reforma.

Nossa auto-imagem, nossas características que agora nos parecem bonitas ou não, tudo isso ainda está longe de uma verdadeira compreensão de nós mesmos que será descoberta na Luz do Criador quando virmos nossa verdadeira natureza. Só então poderemos decidir o que é ruim e o que é bom em nós, pois até mesmo o orgulho não é uma característica inútil.

Como está escrito: “E o seu coração se elevou nos caminhos do Senhor…” (II Crônicas 17:06), ou seja, nós precisamos ser orgulhosos, superar as dificuldades, manter-nos firmes no caminho da verdade, e não permitir que alguém nos desvie do caminho ou nos humilhe. Neste caso, a humildade não é apropriada.

Em nossa visão de nós mesmos e dos outros, há muita confusão e, portanto, a única solução é atrair a Luz que Reforma. Como está escrito, apenas “… na Sua Luz veremos a Luz” (Salmos 36:10), e, até então, é necessário somente executar o conselho dos Cabalistas, precisamente a fim de avançar o máximo possível em direção à verdadeira observação de toda a nossa natureza e de nós mesmos.

Hillel explicou a abordagem correta, “qualquer coisa que você odeie, não faça aos outros (que é o que Hillel respondeu àquele convertido que lhe pediu para lhe ensinar toda a Torá enquanto se “mantinha sobre uma perna”). Por enquanto, este é o único exame que estamos preparados para fazer.

Se você os mantiver sobre este fundamento, “numa perna”, isso é o suficiente. Mesmo que sua condição seja muito insegura e instável quando você está em pé sobre uma perna, se você mantiver esta base e nada mais – mantendo esta base o tempo todo, “qualquer coisa que você odeia, não faça aos outros” – então você pode avançar.

Nós não precisamos de mais nada; só isso é o suficiente. Esta é a condição necessária e suficiente. Nada mais é necessário, exceto a conexão, e nós precisamos trabalhar somente por meio disso o tempo todo. A natureza da ação é analisada apenas de acordo com o quanto a conexão entre nós será mais forte. Não leve em conta tudo o que está acontecendo ao nosso redor. Isso já seria uma “segunda perna”, uma “terceira”, que pode nos trazer apenas uma grande confusão no trabalho. Portanto, você só deve se preocupar com sua conexão.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 16/10/13