Liberdade Dos Caprichos Do Destino

Dr. Michael LaitmanPergunta: Existe alguma ligação entre livre arbítrio e sorte?

Resposta: Por um lado, a sorte parece ser pré-determinada desde o momento que a pessoa nasce. Todo mundo nasce em condições diferentes e com diferentes atributos, o que significa com seu próprio destino. Se eu nasci com determinados atributos, meu destino e meu caminho até o fim da correção já foram determinados. Isso depende do local de nascimento da pessoa e de outros fatores que não dependem de mim.

Mas vamos tentar deixar de lado as diferentes condições que estão além do nosso controle e que variam para cada indivíduo, como células de um corpo, onde cada uma tem o seu próprio propósito e destino. Se olharmos para o que resta, a questão é se nós podemos afetar isto de alguma forma, se com essa liberdade de escolha com a opção de corrigir-me eu posso me tornar totalmente igual a todo mundo?

Um nasce inteligente e outro estúpido, um nasce numa família rica e outro numa famiília culta, e ainda outro pode ser o filho de um sapateiro, obrigado a seguir a linha de trabalho do pai, etc. Todo mundo é totalmente diferente, mas se a pessoa é despertada desde cima, o que significa que seu ponto no coração é despertado, ela pode igualar-se com todos os outros.

Aqueles que não receberam o ponto no coração são muito diferentes: como um gato e um leão, como um rato e um gato. Nos níveis da natureza inanimada, vegetal e animal, todo mundo é diferente, mas o nível falante iguala todos os seres humanos inclusive a natureza inanimada, vegetal e animal, que são incorporadas em um ser humano e assim também alcançam a igualdade.

Tudo isso é feito pelo livre arbítrio que é dado ao homem, e com isso, ele neutraliza o seu destino, que foi predeterminado pela natureza. Da perspectiva deste ponto de livre arbítrio, todos têm o mesmo trabalho específico, que é relativamente igual. Ninguém tem uma vantagem sobre outros nesse sentido.

Parece que certas pessoas têm que fazer muito pouco esforço para entrar no mundo espiritual, e há aquelas para quem nada é suficiente. Mas tudo depende de condições que são desconhecidas para nós. Nós não podemos levar em conta nossas reencarnações anteriores ou a história da pessoa, o que lhe aconteceu e o que vai acontecer com ela. Tudo isso já está no estado corrigido no mundo de Ein Sof (Infinito), mas nós simplesmente não sabemos. Portanto, é difícil para nós medir o trabalho de todos.

Assim, é dito simplesmente: “Faça tudo o que está em seu poder!”.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/10/13, O Zohar