Está Tudo Em Nossas Mãos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Pode acontecer que uma pessoa que participa da vida de uma sociedade integral por algum tempo, de repente perca o interesse nela. A perda de interesse é temporária; mas a pessoa não pode não sobreviver a isso, e vamos perdê-la permanentemente. Como é possível ajudá-la neste estado?

Resposta: Eu acho que uma sociedade integral gradualmente se transformará em uma sociedade eficaz, não só a nível espiritual, mas também a nível físico. A pessoa deve receber de lá não apenas calor, estimulação, inspiração e emoções positivas, mas também suporte físico. Para fazer isso, temos que nos unir em ajuda mútua, e cada um deve sentir que realmente ela lhe dá a união com os outros na prática.

Afinal, ainda vivemos neste mundo. Nós entendemos que em uma sociedade integral, será mais fácil para nós. Vamos nos tornar mais saudáveis, menos suscetíveis a doenças e tolerar melhor todos os tipos de problemas, os golpes do destino. No entanto, é possível adicionar uma atitude mental através de um arranjo material como esse?

Aqui, chegamos na próxima fase: podemos criar sociedades como estas que realmente vão ajudar umas às outras? Para fazer isso, existem várias possibilidades, dependendo das condições.

Cada um de nós trabalha onde é especialista em alguma área específica — vamos ajudar uns aos outros pela prestação de cuidados especializados.

Pergunta: Pode haver um estado como este onde as pessoas se tornarão dependentes umas das outras no nível físico, e então isto poderia mantê-las em uma sociedade integral?

Resposta: Não, o que deve mantê-las é o sentimento de criação de uma sociedade completamente nova que está edificada acima do nosso ego, não numa base competitiva, mas com base na conexão.

Pergunta: Onde está a linha entre a ajuda mútua integral e o protecionismo como era na União Soviética? Se você tiver conexão, você é um homem. Você tem um dentista, pessoas em uma loja, uma comunidade mútua não pública.

Resposta: Em uma sociedade integral, nós não estamos trancados dentro de nós mesmos. Queremos que todos sejam assim. Quanto maior nossos números, mais seremos capazes de prestar atenção uns nos outros, ajudar uns aos outros.

Nós somos uma organização sem qualquer benefício para si mesma, completamente voluntária, compreendendo como educar as crianças de hoje, como manter a estrutura familiar, como estar em um bom humor e não se deteriorar em alcoolismo e drogas e como nos manter no espírito correto. Já que você está vivo, viva mais confortavelmente, em um bom ambiente. Isso pode ser feito sem qualquer investimento material, mesmo com o que existe hoje. Podemos atingir estados como estes quando, em nossa união, de repente vemos um benefício material nela.

Se nos unirmos e nos declararmos como um único organismo (temos poder de compra comum, necessidades comuns, reservas comuns para compras), então podemos economizar nisso. Para círculos particulares na população, isto é muito importante. Você pode estabelecer um armazém de coisas desnecessárias que podem ser para uso mútuo. Isso é muito eficaz. É possível organizar grupos para os nossos filhos de graça. Sem investimentos especiais, é possível fazer coisas como estas que de outra forma custaria muito dos nossos recursos. Está tudo em nossas mãos.

De KabTV “Através do Tempo” 15/09/13