Escolhendo O Caminho Mais Difícil

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que se diz que “não há coerção na espiritualidade”, que é impossível obrigar alguém a realizar ações espirituais, mas, por outro lado, diz-se: “Ele é forçado até que diga: “eu quero”?

Resposta: “Não há coerção na espiritualidade” significa que se você já está na escada espiritual, então só é possível subir para o próximo nível se você alcançar a liberdade total. Você tem que estar livre de tudo, inclusive do Criador, de modo que você possa realmente executar uma ação independente.

Você se encontra numa situação com a liberdade de fazer o que quiser e se desfez de todos os castigos e recompensas. Você vê que não importa qual ação você executar, se é perto do Criador ou longe dele, se é boa ou ruim, você não vai receber nem um castigo, nem uma recompensa. É muito mais fácil pra realizar uma ação que seja contra o Criador, mas você ainda anseia pelo Criador, tentando vê-Lo como mais importante, a fim de executar a ação por causa Dele, por causa do atributo de doação. Então, isso é chamado de livre arbítrio.

O livre arbítrio abre a opção para que a pessoa seja realmente livre de tudo, inclusive do Criador. Lá, nesse ponto, nós podemos dizer que “não há coerção na espiritualidade”. É lá que uma pessoa escolhe o fato de que ele quer se esforçar e trabalhar para o Criador. É como se ele escolhe o caminho mais difícil.

O livre arbítrio é a linha do meio, o terço médio de Tiferet, um equilíbrio muito fino, como um ponteiro de um conjunto de escalas muito sensíveis entre duas forças equilibradas, a força do bem e a força do mal, santidade e impureza.

O livre arbítrio é impossível se eu temo alguma coisa, se eu sinto vergonha, ou se quero uma recompensa. Só pode haver livre arbítrio se eu estou totalmente livre de todos os medos e ansiedades, de todos os prazeres que iluminam na minha frente. Este é o estado que nós devemos estabelecer em relação a muitos fatores. Quando você o estabelece, você tem que decidir o que fazer com ele. Se você se tornar totalmente neutro, então como você pode agir, com base em que você pode tomar uma decisão?

Quando você realmente alcança este estado livre, você decide onde tem a oportunidade de fazer um esforço real. Este é realmente o caminho certo. Acontece que é a sua inclinação ao mal que mostra exatamente onde você está; é a inclinação ao mal que o toma pela mão e leva-o ao Criador. Isso mostra que se você segue esta direção, você vai ter que se esforçar para superar os obstáculos que colocou diante de si.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 08/10/13, Escritos do Rabash