Em Direção À Meta Com A Perseverança E Paciência De Um Mosquito

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que o Criador envia sofrimento às pessoas se elas não entendem de onde ele está vindo ou o seu propósito?

Resposta: Existe um período de desenvolvimento em que nós só conseguimos avançar por meio do sofrimento. Por fim, os sofrimentos se acumulam, e nós começamos a entender alguma coisa através deles. Quando o sofrimento é tão grande que a pessoa não é mais capaz de tolerá-lo, a mente começa a trabalhar.

Antes do raciocínio começar a agir, eu estou apenas correndo de um lado para outro, guiado pelo meu desejo. Quando o sofrimento é juntado do 1o grau (Behina Aleph) para o 2o grau (Behina BetBina, compreensão e pensamento), agora eu começo a pensar: De onde vem esse sofrimento e por quê? Até então, eu só fugia dele como um animal que não questiona nada: alguém bate nele e ele foge.

É como se houvesse uma mosca ou um mosquito irritante zumbindo em torno de mim. Eu tento afastá-lo, mas ele volta um segundo mais tarde, e simplesmente continua voltando. Ele pode continuar voltando milhares de vezes porque não tem razão. Ele existe no nível da consciência que compreende apenas uma coisa: aqui você pode encontrar uma gota de sangue que é doce como o mel para ele, e disso ele se vale!

E não há nada que você possa fazer sobre isso, porque há apenas uma força ativa, que está sofrendo de fome e pode receber prazer de mim. Nós nos desenvolvemos da mesma forma, assim como esses mosquitos, fazendo constantes tentativas e circulando entre o prazer e a punição, esforçando-nos por um e fugindo do outro; porém o nosso copo não vai transbordar.

Portanto, nós subimos para um nível diferente de consciência e começamos a pensar: o que causa isso e por quê. Nós começamos a desenvolver ciências, filosofia, psicologia, medicina, tranquilizantes, drogas, religião: qualquer coisa para compensar o nosso sofrimento. Entretanto, nós vemos que mesmo isso já não ajuda: nós ainda permanecemos vazios.

Assim, as únicas coisas que permanecem são as drogas para desconectar da realidade ou a Cabalá para avançar rumo à verdade.

É impossível perder um único estágio do caminho. Qualquer coisa que falte estará faltando no estado final corrigido. Na família do Baal HaSulam, havia uma pessoa muito doente que sofria muito. E o Baal HaSulam disse que nós não entendemos o quão benéfico até mesmo o sofrimento físico é para a sua alma.

Somente a revelação do propósito de criação pode nos salvar de culpar o Criador. Entretanto, qual a razão de culpar o Criador?

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 08/12/10, Escritos do Baal HaSulam

Comente