É Inútil Lamentar O Que Foi Engolido Em Ein Sof

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que eu devo fazer se sinto pena por minhas falhas anteriores e isso me impede de pensar em qualquer outra coisa?

Resposta: Quando algo já aconteceu, não há porque sentir pena disso, e você deve esquecer o passado. “Não há outro além Dele” e você fez tudo o que podia, de acordo com “Se eu não fizer, quem fará por mim”, e tudo o mais está nas mãos do Criador, uma vez que “não há outro além Dele”. Não devemos lamentar o passado. O passado já foi engolido em Ein Sof (Infinito). Eu não sou responsável por isso; é o Criador agindo através de mim.

Eu fiz tudo que podia e o meu sucesso, ou a falta dele, depende do Criador. É assim que Ele providenciou minhas ações, querendo me mostrar o quão distante ainda estou Dele, de modo que pela minha próxima ação eu seja capaz de me conectar a Ele.

Eu não deveria pensar agora sobre os estados anteriores, como se fosse eu quem escolhesse e decidisse o que eles seriam. Estes pensamentos impuros (Klipot) são um erro, um verdadeiro engano, se eu acho que eu fiz alguma coisa e não foi o Criador quem fez tudo por mim. Nós não podemos dizer isso sobre o futuro, mas devemos, sem dúvida, nos referir ao passado dessa forma.

Nós vamos repetir esse erro toda a nossa vida. A pessoa se tortura por um erro que ela cometeu na época da escola ou da universidade, e se lamenta por isso a sua vida inteira, inclusive ontem e no último par de momentos, mas ela está proibida de fazê-lo.

A pessoa que está prestes a morrer deve dizer que toda a sua vida passou e realmente não pertence a ela, e que não foi ela quem fez tudo. O pensamento superior a criou e gerou em algum momento do passado e colocou-a em certo caminho, por meio de diferentes ações, e agora ela está chegando ao final deste caminho num determinado estado e está se movendo para o próximo estado .

Nós não podemos mudar nada no passado e não podemos planejar nada no futuro, nem mesmo um par de momentos antes. Agora nós descobrimos cada vez mais essa verdade no mundo: todos os nossos planos de longo prazo não funcionam. Você só pode agir no momento atual em que se encontra, e seu trabalho é aderir-se ao Criador. Mas o pensamento sobre o momento que passou ou sobre o momento seguinte é um sinal de falta de fé, de falta de adesão, de falta de doação.

No meu estado atual, eu estou totalmente aderido apenas ao Criador. Torne o seu desejo o desejo Dele, e suas ações como as ações Dele, e não há mais nada a fazer; é muito simples.

Lamentar o passado é uma grande e terrível Klipa, uma força impura, que é constantemente retratada a nós em imagens do passado, forçando-nos a sentir uma grande tristeza: Por que eu fiz isso? Por que eu machuquei alguém? Como foi que eu errei? O que fez eu fiz de errado, etc? Este é um erro conhecido e todo mundo passa por isso.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabala 07/10/13, Introdução ao Livro do Zohar