Crianças E Idosos Retardam O Crescimento Econômico Global

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do nakedcapitalism): “Ao longo dos últimos anos, eu tenho escrito uma série de artigos que discutem que o envelhecimento das populações em todo o mundo terá grandes implicações adversas para os gastos de consumo, os valores dos ativos e as receitas e tributações do governo”.

“Eu também argumentei que os impactos do envelhecimento seriam provavelmente mais agudos nos países ocidentais, embora alguns países em desenvolvimento, principalmente a China, também fossem afetados negativamente”.

“O problema se origina principalmente com o fim próximo do ‘ponto demográfico ideal’, ou seja, onde há uma alta proporção de pessoas em idade ativa que suportam apenas um pequeno grupo de dependentes. Tal estrutura etária vantajosa afetou quase todas as principais economias do mundo e produziu uma estrutura de população ideal para o crescimento econômico – isto é, onde os maiores segmentos da população não eram nem jovens nem velhos, mas no meio (ou seja, em idade de trabalho)”…

“O perigo não está no crescimento lento. Crescimento lento não é uma coisa ruim. É ainda um crescimento. O perigo reside num fosso de expectativas, no qual consideramos inaceitável o crescimento mais lento”…

“As altas taxas de crescimento experimentadas nas décadas que conduziram à crise financeira global foram uma anomalia e o crescimento tende a ser muito mais tranquilo daqui para frente, na medida em que o envelhecimento da população e os índices de dependência pioram”.

Meu Comentário: O crescimento não vai acontecer. No entanto, o mundo vai entrar em equilíbrio, quando nós produzimos exatamente o que é necessário, não para enriquecer, mas para fornecer a todos os bens e serviços necessários e nada mais. A natureza vai destruir tudo que for fabricado em excesso, com o que estiver à sua disposição: epidemias, desastres naturais, guerras. Na verdade, o plano da natureza é levar todas as suas partes, incluindo a humanidade, ao equilíbrio.