Como Transformar Inimigos Em Amigos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos imaginar as “forças impuras” (Klipot)?

Resposta: Imagine que existem pessoas “boas” que sempre o elogiam e dão presentes, e há pessoas “más” que sempre o punem e causam problemas.

Agora, a questão é quem realmente faz bem para você e quem lhe machuca? Tudo depende do objetivo que você está tentando alcançar.

Aqueles que o machucam, revelam a verdade para você, mostrando-lhe que você tem propriedades que eles desprezam. Ao fazer isso, eles mostram a fonte do mal, a razão de odiá-lo. Quando você corrigir esse motivo, de repente você vai ver essas forças hostis se tornarem seus amigos!

Portanto, você acha que eles eram bons ou maus, inicialmente? Eles devem ter sido bons!

E aquelas pessoas que apenas lhe deram presentes e sempre elogiaram você, nunca lhe deram uma chance de corrigir alguma coisa em você. Elas só satisfizeram o seu egoísmo. Portanto, verifica-se que elas são seus inimigos. Certo?

É compreensível que todo mundo só queira estar perto de pessoas “boas” que nos elogiam, mas essas pessoas boas estão arruinando o mundo! Está escrito em O Zohar: “Toda a sua misericórdia é egoísta, para seu próprio bem”.

Nós precisamos amar as Klipot, valorizar o Faraó! Todos os nossos inimigos nos mostram as nossas partes não corrigidas. E se nós víssemos as correções que podemos fazer com a sua ajuda, deveríamos ser gratos a eles.

Todo o nosso trabalho em criação e educação é descobrir as propriedades que podem ser corrigidas e crescer fazendo isso.

Ódio das Klipot é infância, o “estado pequeno” (Katnut)! A pessoa precisa ver a fonte delas, afinal, a Luz Superior passa por elas através dos nossos desejos corruptos, e nos mostra esses defeitos de lado na forma de forças estranhas e impuras (Klipot). Isso é chamado de “falha visível”.

Basicamente, eu estou olhando para mim mesmo no espelho e vendo a minha face, que eu não gosto! Portanto, quem eu culpo, o espelho ou eu? A Klipa é o nosso espelho. Todos os defeitos que ela nos mostra estão dentro de nós (assim como o resto do mundo que vemos ao nosso redor).

Todas as catástrofes e problemas que encontramos, desde o menor até o maior, são projeções de nossas propriedades internas.

É por isso que é impossível ficar sem as Klipot! Sem elas não seríamos capazes de atingir algo, não sentiríamos ou distinguiríamos nada. Onde começaríamos a correção, se não com as Klipot?

É impossível corrigir um defeito sem ter revelado a sua causa. E o papel das Klipot é nos mostrar nossos defeitos. Esta é a coisa mais necessária para nós! Nós sabemos que a pessoa só pode alcançar o fruto através da casca.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 06/12/10, Talmud Eser Sefirot