Como Alcançar O Superior

Pergunta: Cada Partzuf inferior do mundo de Atzilut, bem como do mundo de Adam Kadmon, “se veste” no superior. O que significa “veste”?

Resposta: Vestir significa alcançar. Eu vesti em você, isto é, na sua razão e em suas ações. Isso significa que você alcançou-as.

O superior desce para a parte inferior, a fim de revesti-la. E então, quando a menor se agarra a ele, o superior começa a elevá-la a um nível mais elevado, a fim de ajudá-la a compreender.

A menor sente que o superior dá a luz a ela, dá-lhe tudo, e cuida dela. E visto que a menor se esvazia e procria o próximo Partzufim, ela quer alcançar o superior: saber quem e o que é e qual é o propósito da sua existência.

Afinal, agora ela sente a mesma necessidade de cuidar de seu Partzufim inferior. A fim de preenchê-lo, ela apela para o superior, porque se pode receber realização apenas do mundo do Infinito.

Acontece que ele é obrigado a se comunicar com o superior. A comunicação com o superior e sua realização é chamada de “vestir”.

Por um lado, o menor tem a necessidade de dar a quem está abaixo dele. Por outro, esta necessidade e a falta de respostas levam a conexão com o superior. Ainda, por outro lado, ele está preparado para alcançar o superior, porque ele e o superior são iguais como duas gotas de água.

Esta “roupa” de Partzufim é sempre completamente idêntica. A inferior que veste no superior, vê no superior o mesmo modelo que ela tem internamente. Ela vê na parte superior a sua própria estrutura, como o seu próprio reflexo no espelho. Ela não tem, portanto, problema para alcançar o superior. É por isso que “vestir” significa realização. A inferior se vê exatamente como o superior quer que ela seja.

[29484]

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá de 12/10/10, O Zohar

Comente