Colisão Eterna Dos Opostos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por um lado, o sistema espiritual está subordinado às leis inabaláveis. Por outro lado, há o governo individual. Como é que tudo funciona?

Resposta: O governo individual e o governo geral são divididos apenas em nossa percepção. Na verdade, não é assim. As nossas reações, a jornada pessoal de cada um, tudo está programado no sistema e é predeterminado. No entanto, em nossa visão, esses atos se desenrolam de forma gradual e requerem nosso esforço em encontrar o nosso livre arbítrio.

Tudo isso é devido à nossa incapacidade de harmonizar os dois opostos. Originalmente, eles foram revelados a Abraão. O Criador lhe disse que a sua descendência seria denominada Isaac e ordenou-lhe colocar Isaac sobre o altar. Esses atos são tão distantes uns dos outros como o dia e a noite. No entanto, para o Criador, não existe qualquer diferença. Luz e escuridão são uma só.

Ele retirou o ponto de desejo da Luz, criando a escuridão, mas apenas em relação às criaturas, para que elas pudessem sentir terem sido criadas e existir separadamente do Criador. Na verdade, o desejo de sentir prazer, que sentimos de forma independente, simplesmente não existe.

O governo geral e o governo individual aos nossos olhos são tão diferentes como os dois princípios seguintes: “Se eu não fizer, quem fará por mim?” e “Não há outro além Dele”. Tudo isso se manifesta diante de nós como um jogo, como um exercício, de modo que, enquanto estivermos subindo os degraus do nosso desejo, seremos capazes de ver como eles são diferentes, de ver a rivalidade entre as linhas esquerda e direita e compor a linha média. Até a correção final (Gmar Tikkun), nós estaremos enfrentando o desequilíbrio destes dois opostos constantemente colidindo.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 08/12/10, O Zohar