“Ainda Que A Guerra Se Levantasse Contra Mim, Ainda Assim Estaria Confiante”

Dr. Michael LaitmanSe as pessoas entendessem que todos os infortúnios que lhes acontecem — fome, guerra e doença — pudessem facilmente ser eliminados por um apelo ao Criador, que só precisamos nos mover em direção a Ele, antes de todas estas dificuldades, nos assombrando por milhares de anos, caindo sobre nós; que vida leve e fácil teríamos!

Afinal de contas, estamos todos em um barco comum na mesma corrente. Mas por quantos milhares de anos a humanidade esteve sob pressão para que finalmente percebêssemos que não há alternativa, que temos que chegar mais perto do Criador. Todos os problemas vêm apenas por essa razão.

Quanta infelicidade e miséria ao longo da história nós poderíamos ter evitado se tivéssemos escutado Abraão na antiga Babilônia e nos unido como um homem com um coração? Toda a nossa história teria sido diferente. Teríamos facilmente alcançado uma dimensão mais elevada e vivido como no Paraíso, numa união harmoniosa do desejo de desfrutar e o desejo de doar, desenvolvendo nossa realização em direção à perfeição.

Não nos esqueçamos de que todas as dificuldades e problemas são projetados para nos empurrar para o Criador. Mas enquanto uma pessoa está se desenvolvendo no grau inanimado, ela avança muito lentamente, através de muito sofrimento. No grau vegetal, o desenvolvimento fica mais intenso e no animal e humano, ainda mais rápido. Vemos que a taxa de mudança aumenta cada vez mais, por que no curso de nossa vida podemos realizar muitas ações diferentes a cada hora.

Nós temos a oportunidade de verificar como um afeta o outro e como o nosso avanço em direção ao Criador afeta o fato de que podemos evitar problemas. Diz-se: “Tu abraça-me pela frente e por trás”. “Pela frente” é o controle direto do Criador se eu O procuro e atraio a Luz que Reforma para mim mesmo, de acordo com os meus esforços.

E “por trás” é Seu controle indireto, se eu sou muito preguiçoso para fazer esforços e avançar sozinho. Em seguida, a mesma Luz que devia ser revelada diante de mim como Luz Circundante e Luz que Reforma me afeta do lado oposto, a fim de guiar-me em direção à fonte pelo caminho do sofrimento. Este avanço é estendido por um longo tempo e é acompanhado de sofrimento.

Como é cantado numa canção do Shabat, “Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria! Ainda que a guerra se levantasse contra mim, ainda assim estaria confiante”. “Ainda que um exército devesse acampar contra mim, meu coração não temerá!” é um estado elevado, quando a pessoa atinge a realização de que é empurrada por trás pela pressão porque esta é a forma de avanço agora. Mas ela conta com o Criador, com o governo Superior, compreendendo que tudo vem de lá e é por isso que somente esforçando-se para cima é que ela pode se salvar de todos os problemas. E o mais importante, ela confia na ajuda do Criador de que ela será capaz de procurar o Criador, não por medo, mas para dar prazer a Ele.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 13/10/13