Afastar-se Do Mal

…quando a pessoa está acostumada à falsidade e o engano, é impossível andar por outro caminho, e isso também a força a prosseguir com a mentira e o engano quando está sozinha.

Acontece que a pessoa deve enganar a si mesma e não pode dizer para si mesma a verdade em tudo, porque ela não encontra nenhuma preferência especial à verdade.

Nós podemos dizer que aquele que pensa que está enganando seu amigo, está realmente enganando o Criador, pois além do corpo do homem há apenas o Criador.

Nós estamos continuamente presente na natureza do Criador e lidamos permanentemente com Suas forças, apesar de não lembrarmos disso, nem nos darmos conta completamente deste fato. Os sistemas da natureza reagem ao nosso engano e, como consequência, nós recebemos um feedback negativo.

…O Criador quer que o homem sinta que ele é uma realidade separada Dele; mas, exceto por isso, é tudo “a terra está cheia da sua glória”.

Caso contrário, seria totalmente subordinado à Sua autoridade e não se sentiria “autônomo”. Mas, na verdade, a natureza sempre reina sobre nós.

Assim, ao mentir para um amigo, a pessoa está mentindo para o Criador, e quando entristece um amigo, a pessoa está entristecendo o Criador. Por esta razão, se a pessoa está acostumada a falar a verdade, isso irá ajudá-la no que diz respeito ao Criador.

Ao fazê-lo, nós gradualmente começamos a sentir o sistema superior e a ter contato recíproco com ele; no final, chegamos a entender e a nos fundir completamente com ele.

De Baal HaSulam, Shamati # 67, “Afaste-se do Mal”