A Verdadeira Face Da Democracia

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Um Mandamento”: A abundância profética deve ser recebida nessas combinações de letras completamente apropriadas para o espírito dos iniciantes.

Se meu professor é um verdadeiro professor, ele vai tentar dar-me explicações que estão perto da minha realidade. Se acontecer de eu ouvir o que ele diz, eu irei me beneficiar no meu nível e verei que a revelação que ele forneceu está exata e corretamente vestida nas formas que minha geração precisa.

Por exemplo, hoje o mundo revela sintomas agudos de seu progresso material em todas as esferas. A difícil situação já existe há muito tempo, mas hoje finalmente o mundo está permitindo-se falar sobre isso e está percebendo a situação desesperada e sem esperança em que estamos. Estamos caminhando para um colapso global; uma reviravolta súbita pode ocorrer a qualquer momento que não vai deixar nem o menor vestígio de nossa existência atual e que pode parar todos os sistemas na economia, finanças e comércio, etc..

Assim, vemos claramente que o mundo precisa de muitas correções. A sabedoria da Cabalá está agora se revelando; ela nos dá uma resposta real: uma solução que fornece benefícios materiais e está mais perto de nossa percepção racional. Assim, aceitamos a metodologia do Baal HaSulam e Rabash corretamente.

Nesse sentido, nosso trabalho com o grande público também tem que abordar primeiro sua intenção egoísta Lo Lishma e só depois deve recorrer à intenção altruísta Lishma. Nossos professores nos deram a oportunidade de agir de tal forma que nós mesmos e a sociedade que direcionamos alcançarão finalmente o altruísmo. Isso não acontecerá de imediato; vai acontecer gradualmente, mas é inevitável.

Além disso, agora nossa mensagem tomará a forma correta e a sociedade vai entender que é para seu próprio bem. E nós entenderemos que é para nosso benefício nos importar com os outros.

Pergunta: Mas, no final, todos têm que chegar à realização?

Resposta: Por todos os meios! Diz-se: “Todos devem Me conhecer, do menor deles até o maior deles” e “todas as Nações virão a Mim”. Nós temos que nos tornar um Kli, um vaso espiritual, onde a Luz do Infinito se veste e preenche tudo. No final, todos serão incluídos em Malchut do mundo do Infinito e vão chegar à correção final. Tudo vai se transformar em um todo e será preenchido com a Luz Superior que permeia a realidade inteira. Todos os vasos individuais e o desejo de receber criados pela Luz precisam ser corrigidos para que eles se tornem equivalentes à Luz do Infinito e, assim, são preenchidos sem quaisquer limitações.

Suponha que uma completa inclusão mútua integral ocorra na medida em que a Luz preenche igualmente todos os vasos. Até agora, os vasos são distribuídos de acordo com as dez Sefirot da Luz Direta ao longo da linha que vai de cima para baixo; é por isso que há uma diferença entre Keter e Malchut; existe também uma ordem inversa das Luzes e vasos, etc. Mas então, quando houver uma única tela (Masach), talvez as diferenças entre os vasos desapareçam.

Portanto, hoje nós recebemos a metodologia do Baal HaSulam que está muito perto da nossa necessidade atual, as necessidades de todo o mundo. Portanto, ao abordar os outros, devemos começar com os problemas que já são conhecidos, que são amplamente discutidos, e cujas soluções não são aparentes.

Mas, na verdade, numa democracia moderna estamos caminhando para o caos. Se cada pessoa tem sua própria opinião e a promove persistentemente, como um processo construtivo e criativo pode ser instigado? Em vez de paz e bem-estar, vamos enfrentar guerras sem fim, confusão e caos no mundo. Isto é onde a democracia nos leva. Esta é a sua verdadeira face.

Anteriormente, sob reis e rainhas (bons ou ruins) o poder estava concentrado em uma mão forte, enquanto que hoje todo mundo pode fazer o que quiser. Assim, no âmbito do processo histórico, o desenvolvimento da democracia nos reduz ao caos, mais tumulto, conflitos e guerras entre todos.

Especialistas em política não encontram quaisquer soluções e eles reconhecem isso. Nós oferecemos uma solução pronta e um programa de ação.

Assim a verdade dos “profetas” e das “profecias” é testada — através da capacidade da metodologia Cabalística de ajudar as pessoas. Nós temos tudo que precisamos para o sucesso. Afinal de contas, a única maneira de trazer a este mundo a ordem é atrair a Luz que Reforma. Não há nenhuma outra maneira.

Nossa tarefa hoje é entregar o método de correção mais próximo possível das pessoas e mostrar-lhes que, de fato, ele satisfaz todas as necessidades materiais e que elas não vão encontrar outras soluções em qualquer outro lugar.

Só nos unindo podemos construir uma sociedade em que seremos capazes de resolver nossos problemas atuais. Pela Luz que Reforma, a sabedoria da Cabalá nos ajuda a organizar a sociedade corretamente e construir relacionamentos que nos permitirão alcançar tudo o que precisamos: segurança, saúde, boa educação, etc. A Luz em si é abstrata; ela preenche todos os vasos, todos os espaços vazios que devem ser preenchidos. Ela satisfaz todas as necessidades, até mesmo as materiais.

A verdade é que esse método irá acionar a Luz que irá implementar todas as aspirações.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/09/13, Escritos do Baal HaSulam