A Idade De Ouro Da Humanidade

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do DailyMail): “Os cientistas descobriram que apesar de uma superabundância de calças boca de sino de poliéster e cabelo bufante, 1978 foi o ano em que a qualidade de vida mundial atingiu o pico, após o qual ela gradualmente se deteriorou.

“Especialistas australianos usaram um método novo para rastrear o progresso social e econômico do mundo, tendo em conta vários fatores econômicos, estilos de vida e fatores ecológicos para chegar a sua conclusão.

“Até recentemente, o método padrão para medir o progresso em uma sociedade era avaliar o seu produto interno bruto (PIB) – basicamente, uma medida de todo o dinheiro que se gastou e ganhou em uma determinada sociedade.

“‘O PIB nunca foi projetado para medir o bem-estar social ou econômico, e mesmo hoje, é o indicador de desempenho global de um país mais comumente usado’, disse o estudo, conduzido pela Dra. Ida Kuniszewski e pelo Dr Robert Costanza, da Universidade de Canberra Crawford Escola de Políticaa Pública.

“Então, por exemplo, um vazamento de óleo poderia ser interpretado como um impulso ao PIB porque grandes somas de dinheiro seriam gastas para montar uma operação de limpeza.

“Eles disseram que uma medida mais precisa de como a sociedade está se saindo precisa levar em conta uma variedade de fatores – incluindo a economia, o estado do meio ambiente e sociedade.

“Uma medida alternativa – e a que eles usaram – é chamada de indicador de progresso genuíno (GPI, em inglês). GPI começa usando os mesmos números do PIB, mas usa 24 outros fatores, incluindo taxas de criminalidade, níveis de poluição, perda de zonas húmidas, taxas de acidente de carro e até mesmo a quantidade de pessoas voluntárias e que desfrutam tarefas domésticas para dar a um país sua classificação.

“O estudo analisou dados coletados entre 1950 e 2003 e seguiu 17 países – equivalente a metade da população mundial – para chegar a sua conclusão.

“Eles descobriram que, em média, onde o PIB aumentou sem interrupção, o GPI repicou em 1978 e tem decrescido desde então.

“Especialistas disseram que os resultados mostram que os problemas sociais e ambientais têm anulado qualquer riqueza monetária que o mundo tem acumulado…

“O estudo concluiu que, a fim de desfrutar um ‘futuro desejável e sustentável’, nós precisamos rapidamente mudar nossa política de maximização da produção e consumo (PIB) para um genuíno bem-estar humano (GPI) ou similar.

“‘Isso é uma mudança que vai exigir muito mais atenção à proteção ambiental, pleno emprego, equidade social, melhor qualidade e durabilidade do produto'”.

Meu Comentário: Novamente, a conclusão está correta. Só não se compreende como implementá-la. Corrigir a sociedade através da correção do ser humano, ninguém concorda com isso. Portanto, sofrimento nos espera novamente, o que vai nos obrigar a reconsiderar nossa atitude para com o único meio: o método de educação e formação integral. Assim, a nossa idade de ouro ainda está por vir!