A Chave Para A Realização

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “600 Mil Almas”: Se o ignóbil, aquele que tem uma alma humilde e básica em sua raiz, também dirigir o seu coração e purificar suas ações para tornar-se digno, ele será recompensado com a extensão de toda a alma de uma nação santa em sua alma, com todas as maravilhas que a nação santa provou até agora. Isso é porque tudo foi apenas preparação para esta plenitude.

Assim, mesmo essa alma particular deve provar tudo, e ela vai comprar o seu mundo em uma hora.

No final, nós temos que executar uma ação que fará com que as Luzes e vasos se combinem, mas como não podemos fazer isso, o processo é dividido em muitos estados, períodos e pessoas… Assim, Adam HaRishon (primeiro homem) é um corpo único que comete um erro e é quebrado em partes. Assim, as partes podem realmente se unir e conectar corretamente e retornar ao seu estado corrigido em uma ação.

Mas a realidade foi dividida em partes separadas de acordo com os parâmetros de tempo, espaço e movimento, nos corpos de outras pessoas para que possamos ser capazes de examinar com cuidado e entender o que está acontecendo, e acumular sabedoria através de nossas perguntas e respostas. Tudo isso para que descubramos a criação entre a Luz e o vaso.

Nós não podemos perceber as ações do Criador de uma só vez. Então, gradualmente, nós avançamos passo a passo para o estado completo ao longo de nossas encarnações, por bilhões de ações. Todas as criaturas, sejam elas pequenos insetos, estrelas distantes ou seres humanos, realizam este processo, cada um em seu nível. Tudo o que acontece é a essência da série de correções. Como essas partes afetam umas às outras? Será que nós afetamos a explosão de estrelas, por exemplo?

Nós afetamos, mas a sabedoria da Cabalá não fala sobre isso. Num certo sentido, ela é muito limitada, uma vez que só fala do homem, do que temos que fazer agora, e nada mais do que isso. Ela não revela toda a realidade para você. Você vai descobrir isso por si mesmo se usar essa sabedoria corretamente. Ela não lhe diz de antemão o que você vai alcançar, mas sim ensina a revelar a realidade e, assim, prepara tudo o que é necessário. Quando você tiver a chave, todas as portas se abrirão para você.

Assim, os Cabalistas, os sábios, dizem “vamos dar à pessoa uma chave. Se ela for digna, vai descobrir a realidade e vai vê-la corretamente; se não for digna, não vai descobrir e não vai vê-la. Por que ela deveria falhar em vão? Curiosidade não é justificação…”.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 13/10/13, Escritos do Baal HaSulam