Realização Em Vez De Jogos

Dr. Michael LaitmanA diferença entre impureza (Klipa) e Divindade, é que a Klipa, em vez de agir, e como resultado da ação chegar a um entendimento, como está escrito, “por suas ações, o conheceremos”, ela quer antes de tudo entender, alcançar uma realização dentro da razão e não busca a realização espiritual. A diferença é muito pequena, aparentemente insignificante, mas é preciso lutar constantemente por ela. É exatamente aqui que se encontra a linha entre a filosofia vazia, entre aqueles sábios que investigam o nosso sistema como se entendessem algo espiritual, e o caminho espiritual.

Como é possível entender alguma coisa e falar sobre isso sem atingi-la? As pessoas não conseguem entender que, além dos esclarecimentos intelectuais, há a realização espiritual, uma mudança nos atributos de uma pessoa, uma perspectiva diferente onde ela descobre Luzes, Partzufim, mundos, e pode falar sobre eles.

Em vez disso, a pessoa toma as palavras da sabedoria da Cabalá, as palavras do Cabalistas que descobriram as forças espirituais do sistema, e com a sua ajuda começa a brincar com elas como se entendesse do que se trata o mundo espiritual, o que está acontecendo e o que está por trás de cada palavra. É como um jogo infantil onde a criança brinca com um carro ou com um tanque de plástico. Crianças imaginam que tudo está realmente acontecendo como na vida, mas quando olhamos para elas, nós entendemos que é apenas um jogo.

É exatamente a maneira como as pessoas pensam sobre a Cabalá depois que recebem um conhecimento teórico sem qualquer realização. No entanto, isso também é bom, já que rapidamente elas vão descobrir o erro e virão receber o verdadeiro conhecimento e querer participar.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 18/08/13O Zohar