O Povo De Israel E Um Tribunal Influenciado

Pergunta: No Ano Novo judaico (Rosh Hashaná) , as propriedades de julgamento (Dinim) chegam ao poder . Quais são elas?

Resposta: Nós queremos dar, mas somos incapazes de fazer. É como se algo nos prendesse e não nos deixasse. Esse algo é uma revelação das propriedades de julgamento, uma restrição.

Sentimos essas propriedades no planeamento para fazer boas ações. Nossas ações ruins, ao contrário, não têm limites. Nós podemos ser tão maus quanto quisermos. Mas com a doação, é um grande problema para nós. Assim que nos preocupamos com qualquer boa ação altruísta, nós imediatamente temos dúvidas, cálculos, condições e limites. Nós simplesmente somos incapazes de compartilhar ou doar alguma coisa … Isso é o que as propriedades de julgamento são.

Pergunta: Como podemos nos livrar dessas restrições? Afinal de contas, isso é o que as pessoas pensam durante Rosh Hashaná e Yom Kippur.

Resposta: Se o povo de Israel realmente deseja remover estas restrições, devem pedir pela libertação das forças que os impede de cometer boas ações e que os impede de doar o bem e gostar dos seus vizinhos , se nós chorássemos sobre a nossa incapacidade de viver em um estado de garantia mútua , para manter um clima de fraternidade e amar nossos amigos , tudo seria diferente hoje.

No entanto, a situação é o que é: Nosso povo é rejeitado, odiado e cercado de inimigos por todos os lados. O mundo inteiro está contra nós e as acusações derramam implacavelmente de todo o lado. Outras nações são perdoadas , apesar dos seus crimes hediondos , que muitas vezes nem sequer atingiram as manchetes. Mas Israel é o foco de um olhar atento , e até mesmo as menores falhas provocam gritos de indignação em todo o mundo . Porque é assim?

Se o povo de Israel não adere às verdadeiras qualidades de julgamento, elas ficam restritas. Nenhum apelo pela justiça irá ajudá-los . Para algo que outros seriam levemente criticados, Israel vai ser responsabilizado, julgado e punido. Porque este país tem uma missão especial e a comparação com os outros é inútil.

E, no entanto , as pessoas não entendem isso. Quando elas rezam por algo para o próximo ano , eles não pedem doação, mas sim solicitam bons rendimentos . É por isso que ainda maiores problemas nos aguardam no próximo ano. Vamos enfrentar muito mais duras qualidades de julgamento que serão fortemente agravadas pelo ” tempo do Messias “, que já chegou, em que temos que aspirar a unidade e a conexão mútua. Natureza ( o Criador ) nos obriga a unir e a demonstrar a nossa unidade para o mundo inteiro. No entanto, em nossas preces ao Criador , pedimos a Ele para encher os bolsos pessoais ao invés de nosso vaso comum. Precisamos de dinheiro e poder. Por quanto tempo isso vai durar?

Se desejamos doar mas falta-nos esta capacidade, nós sentiremosrestrições internas -os nossos próprios defeitos que nos impedem de dar. Então, gostaríamos de receber a Luz que Reforma . A principal oração em Rosh Hashaná é ver o Criador no trono. E o que é ” o Criador “, se não a qualidade de doação e amor? Será que realmente elevamos essa propriedade para sentar no ” trono ” ? Claro que não! Nós prezamos valores diferentes.

Este processo leva tempo, mas não podemos esperar mais. Temos que educar e esclarecer as pessoas uma vez que o tempo já chegou.

Até agora, nós aceitamos as exigências do Criador em nossa conta pessoal. Pelo contrário, a cada dia que nos afastamos delas mais e mais …

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/09/13, Shamati #122