O Pedal Da Embreagem Com A Natureza

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Paz:” Como o objetivo é, sem dúvida, construído ao longo de todas as leis da natureza, nenhum excluído, …aquele que altera até mesmo uma única lei danifica e prejudica o objetivo proposital que o Criador estabeleceu, e, portanto, será punido pela natureza. Por isso, nós também, criaturas do Criador, não devemos ter pena dele, porque ele está profanando as leis da natureza e contamina o propósito do Criador.

Portanto, é claro para nós que, se eu vejo que alguém está agindo contra as leis da natureza, devo impedi-lo, pois nós nos encontramos num sistema, e, se a pessoa vai contra uma das suas leis, então, necessariamente, ela tem uma má influência sobre toda a natureza e sobre todos.

Geralmente, todas as suas ações devem ser acompanhadas de uma compreensão do que você está fazendo. Isso é porque você está influenciando um grande mecanismo coletivo, a conexão mútua de uma infinidade de peças, integral e globalmente. Se você não conhece as leis da natureza, isso não significa que você ainda não causará danos.

A natureza aceita sua ação como ela é, e, se a intenção é boa ou ruim ou se houver uma falta de intenção, isso já é supérfluo. No entanto, seja ela qual for, de um ponto de vista materialista, nós precisamos entender que basicamente nos encontramos num sistema fechado e, portanto, todos nós dependemos uns dos outros. Ninguém pode se sentir livre da obrigação de não prejudicar o sistema.

Depois disso, é possível continuar. Eu também estou livre de beneficiar o sistema? Se você pensar nisso, bem, você não está. Isto porque, num sistema fechado, cada um tem o seu lugar e função, e, portanto, cada um é obrigado a não prejudicar o sistema e é obrigado também a beneficiá-lo, e ninguém tem livre arbítrio nisso. Pelo contrário, todos nós somos obrigados a ser partes corrigidas dentro dele, benéficas ao sistema.

Contudo, entre todos os componentes do sistema, existe ainda outro mecanismo chamado de “embreagem”. Quanto mais nós somos pressionados em conjunto – soldados em conjunto no sistema em geral – e conforme a nossa adesão mútua, este “pedal” é gradualmente liberado cada vez mais, aumentando a dependência mútua, e nós somos obrigados a agir em conformidade, sem causar danos e trazendo benefício de acordo com os “mandamentos negativos” e os “mandamentos positivos”.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/08/13, Escritos do Baal HaSulam “A Paz”