Como Um Pássaro Que Leva Tudo Para O Seu Ninho

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que se diz: “A recompensa é de acordo com a dor da pessoa”? Isso significa que nós temos que sofrer?

Resposta: Dor significa esforços . De acordo com o esforço que temos investido, nós recebemos a recompensa. O esforço é apenas em relação a uma coisa: a escolha do ambiente. Quanto mais somos incorporados no grupo, em seu centro, apesar dos diversos problemas e obstáculos, é lá que encontramos o ponto de conexão e, depois, a adesão com o Criador.

Em tudo o que estudamos sobre a quebra dos vasos e sua correção, em todos os artigos do Rabash, no trabalho prático que fazemos com o público, nós vemos que não há outra opção, exceto o grupo. Como pássaros que sempre voltam ao ninho levando cada vez mais galhos, nós também temos que levar todas as nossas esperanças e esforços para o centro do grupo, porque é lá no centro que vamos descobrir o Criador.

Na medida em que cada um está incorporado no centro do grupo e anula a si mesmo, ele vai encontrar a resposta para todas as suas esperanças. Aqueles que não fazem isso e se afastam, portanto, não vão conseguir nada. Vamos esperar que eles sejam capazes de ver isso e se concentrar na correção.

Não há nenhum outro lugar para descobrir o mundo espiritual, nenhuma outra entrada para o mundo espiritual, exceto no centro do grupo, que é tão estreito como um buraco de uma agulha. Quando você chega lá, você não transcende para outro lugar através deste pequeno furo, mas atinge tudo nesse ponto central de conexão. Quanto mais você se concentrar nele, você acabará por chegar ao ponto atual que não tem espaço, e é aí que você começa a sentir a espiritualidade, a próxima dimensão.

Portanto, não há para onde fugir ou escapar. Você vai encontrar tudo isso aqui no grupo ou não vai encontrá-lo em nenhum lugar! Este é o lugar onde se origina o princípio do “ama teu amigo como a ti mesmo”. Não são apenas palavras bonitas e nem algum truque psicológico, uma vez que não se trata de uma conexão egoísta, mas de uma conexão corrigida. Embora as palavras possam ser as mesmas, o significado é totalmente diferente.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 27/09/13, Introdução ao Estudo das Dez Sefirot