A Influência Mágica Do Ambiente

Dr. Michael LaitmanPergunta: Veteranos da Segunda Guerra Mundial lembram que durante os primeiros dias de guerra estavam entusiasmados, cheios de emoção e alegria. No entanto, quando os confrontos reais começavam, tudo isso se transformava em horror.

Resposta: Eu mesmo assisti a alegria, e a transformação em terror durante as ações militares que participei neste país (Israel). A alegria foi rapidamente substituída por um desejo de fazer tudo terminar rapidamente. Este é realmente o caso. E as pessoas não podem explicá-lo.

Qualquer um pode ser transformado sob a influência do ambiente; a pessoa pode ser facilmente impedida de fazer o que gostava anteriormente.

Pegue a campanha antitabagismo, por exemplo. Eu também sou um fumante, de modo que posso dizer como ela afeta as pessoas. Muitas param de fumar. Trinta ou quarenta anos atrás, todo mundo estava fumando em todos os lugares, em todos os lugares públicos: no ônibus, nas ruas e nos edifícios. Era normal e não causava objeções. Estranhamente, as pessoas sequer prestavam atenção ao fato de que todos ao seu redor fumavam!

Hoje, é proibido fumar até mesmo em estações de ônibus, às vezes até na rua, sem mencionar cafés ou quaisquer outros locais públicos.

Em outras palavras, nós vemos que, se a sociedade define um determinado objetivo, o ambiente influencia a pessoa na medida em que ela pode mudar até mesmo seus rígidos hábitos como o tabagismo. Todo mundo percebe o quão importante é para um fumante fumar um cigarro, e mesmo assim, as pessoas param de fumar.

Se pudéssemos “afinar” a nossa sociedade às mudanças que nos levariam ao crescimento integral e à unidade, certamente teríamos sucesso! O problema é fazer quase uma grande celeuma – programas governamentais e internacionais – destinada a implementar ligações integrais entre nós. Caso contrário, ainda vamos ter que passar por este processo, mas de uma forma dramática.

Da “Palestra sobre Educação Integral” 25/05/12