A Democracia Da Concessão Mútua

Pergunta: Eu não acredito que é possível conectar-se, porque todo mundo só se preocupa consigo mesmo. Por exemplo, meu carro avariou e agora eu não posso ir trabalhar e ganhar a vida. Se apelam pela unidade, porque não juntam o dinheiro que eu preciso para consertar carro? Porque isso não acontece?

Resposta: Isso indica que é impossível realizar a conexão no nosso mundo por certas ações individuais. Se eu estou num estado quebrado, eu não posso descobrir todas as peças corrigidas lá. Isso é claro, o que mais quererás? Não irás encontrar quaisquer sinais de conexão para o benefício dos outros neste mundo.

Não é apenas uma conexão que é boa para o meu ego, quando eu me conecto com alguém para lucrar às suas custas. Trata-se de uma conexão totalmente diferente que não existe neste mundo. Assim, as tuas queixas são inválidas. É verdade que o nosso mundo é oposto à unidade e que tudo o que nele existe é de acordo com as leis de dar e receber, de acordo com os princípios capitalistas. A democracia moderna significa que todos têm permissão para cuidar de seu próprio bem-estar.

Democracia foi limitada na Rússia socialista, havia limites para sobre quanto uma pessoa podia pensar sobre si mesma, porque ela estava de outra forma obrigada a pensar sobre a sociedade. A democracia capitalista oferece à pessoa a liberdade de fazer o que ela deseja e lucrar da forma que ela se sentir melhor. Se não estás a prejudicar diretamente a sociedade, então tudo bem, isso é democracia.

O primeiro passo para a correção do mundo é através da educação das pessoas. A educação deve preceder tudo, caso contrário, não seremos capazes de corrigir o sistema. A educação deve corrigir as pessoas de maneira a que elas próprias queiram mudar as prioridades sociais para assim conduzir ao equilíbrio social, a um padrão de vida mais ou menos igual e organizar gradualmente tudo. As mudanças devem ser de acordo com o desejo e desenvolvimento da maioria, e devem obter a concordância geral, isto é chamado de uma verdadeira democracia.

Sem mudanças sociais, tu não consegues mudar as pessoas e a sociedade. Afinal de contas, na sociedade corrupta de hoje, se tu não tiveres um carro que precisas a fim de ganhares a vida, tu vais morrer de fome. Este é o mundo em que estás vivendo, se quiseres começar a mudar isso, por favor, começa a estudar educação integral. Eu estou oferecendo-te um processo de correção, não podes vir queixar-te sobre os defeitos do mundo e exigir que seja eu a corrigi-los por ti.

Além disso, tu ainda nem sequer queres corrigi-los – tu queres continuar a viver com esses defeitos – apenas roubar para ti da sociedade unida que eu te estou oferecendo, tirando para o teu mundo na tua sociedade despedaçada. Isto, obviamente, não levará a nada. Este é precisamente o caso quando a impureza (Klipa) quer aderir à Santidade e explorá-la.

Da 3 ª parte da Lição Diária de Cabala 27/09/13, O Estudo das Dez Sefirot