Verifique A Fonte De Alimento

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando você sai para disseminar, as respostas positivas das pessoas fazem você se sentir bem. Então, de onde é que esses poderes vêm: do meu ego ou do Criador?

Resposta: Se você não exige poderes do Criador, então você naturalmente os recebe do ego. Existem apenas duas fontes de motivação de uma pessoa e, consequentemente, ela pode ser egoísta ou superior, ou para receber ou para doar.

Então, como você pode verificar a si mesmo? Como você pode descobrir que está realmente trabalhando para doar?

Eu sinto diferentes decepções, problemas, vazios, e até mesmo problemas no meu desejo, mas eu só exijo uma coisa do Criador: que Ele aumente a minha motivação altruísta sem qualquer recompensa para mim. Eu fico feliz que meu ego se sinta mal, que esteja vazio e insatisfeito. É um bom sinal; se eu posso continuar a trabalhar agora é realmente a fim de doar.

De acordo com os termos Cabalísticos , eu “restrinjo” o meu desejo, e coloco uma tela (Masach) e a Luz de Retorno (Ohr Hozer) em cima dele. Em geral, o desejo permanece sempre vazio, já que a restrição não é anulada. Então eu começo a trabalhar acima do meu desejo, a fim de doar, estando certo que me relaciono à vida, à realidade, ao Criador, e a todos corretamente.

Mas se eu não sinto vazio, decepções, ou problemas no meu ego, a fim de ser atraído acima deles à doação, a me preocupar com o Criador, então isso significa que eu ainda estou no meu desejo egoísta. Eu trabalho nele, e embora eu avance em direção à intenção para doar, eu ainda estou imerso no amor próprio. Claro, eu tento doar, mas todas as minhas tentativas são nutridas por motivos egoístas. Isso significa que se eu não recebesse prazeres, eu não teria nenhuma motivação, poder, nem vontade de continuar ao longo do caminho espiritual.

Da Lição Diária de Cabalá 08/08/13, Perguntas e Respostas