Somente O Criador Vai Nos Ajudar!

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que o Criador se revela a nós através do desespero?

Resposta: O desespero é um estado muito bom, mas só quando não for o estado final. Depois do desespero é necessário chegar a uma solução.

Desespero é quando eu olho para meus desejos e vejo que não estou preparado para nada. Isto é maravilhoso! Baal HaSulam escreve que não há nenhum estado mais feliz na vida de uma pessoa do que quando ela sente que não há ninguém que possa ajudá-la, nem mesmo ela: em geral, tudo está quebrado e em crise.

Baal HaSulam, Carta 57: Não existe situação mais feliz no mundo de um homem do que quando ele se encontra desesperado com suas próprias forças. Ou seja, ele já trabalhou e fez tudo o que podia imaginar fazer, mas não encontrou nenhum remédio.

Neste momento ele começa a entender que só o Criador irá ajudá-lo e em seguida uma verdadeira demanda ao Criador surge nele. Portanto, o desespero é um sentimento maravilhoso, só que ele precisa ser formado corretamente.

Não há nada como isto, que nós passamos por alguma coisa e ela é incorreta ou  desnecessária na direção da meta. Nossos esforços nos dão a intenção correta quanto à forma de nos relacionar com o que estamos atravessando. De qualquer forma, nós temos que passar por esses estados; só que o relacionamento correto com respeito a eles apressa o caminho, amacia-o e o transforma. Porém, em todas as circunstâncias, isto é de acordo com o mesmo padrão, estes são os mesmos estados, e você não pode fazer nada com relação a isso.

Você era um fragmento na Malchut corrigida do mundo do Infinito (Ein Sof). Esta Malchut foi quebrada em fragmentos, e como no caso de qualquer parte não corrigida, você deve compreender a localização de seu fragmento corrigido. Não há lugar para escapar disto! Você deve ser reunido novamente e agarrar essa parte no círculo quebrado. Este círculo já estará na consciência, 620 vezes mais perceptível do que antes, mas este será o mesmo círculo completamente, os mesmos desejos (eles não crescem, você vê), mas eles simplesmente tornam-se reconhecidos.

Da Convenção em São Petersburgo “Dia Três” 14/07/13, Lição 5

Comente