Petróleo Barato E Globalização Acabarão Juntos!

Dr. Michael LaitmanOpinião (Chris Rhodes, professor, escritor, pesquisador): “A oferta mundial de petróleo não vai acabar tão cedo, e estaremos produzindo petróleo para as próximas décadas. No entanto, o que não vamos fazer é produzir petróleo bruto no ritmo atual de cerca de 30 bilhões de barris por ano. Para uma civilização global que se baseia quase inteiramente numa oferta abundante de petróleo bruto barato, isto vai apresentar alguns desafios consideráveis. Se olharmos ao longo de um período de 40 anos, de 1965 a 2005, nós vemos que no final dele, a humanidade estava usando duas vezes e meia mais petróleo, o dobro de carvão e três vezes mais gás natural, em relação ao início e, em geral, cerca de três vezes mais energia: isto para uma população que “apenas” dobrou”…

“Se não conseguirmos resolver o problema do lado da oferta, teremos que reduzir a nossa demanda. Na ausência de transporte barato e amplamente acessível, nós teremos que produzir muito mais comida e materiais no nível local. Essa metamorfose da civilização humana de global para local será apoiada pela construção de comunidades fortes, resistentes, onde as pessoas compartilham suas habilidades e conhecimentos, para oferecer, tanto quanto possível, ao nível rural local. Esta é a filosofia por trás da crescente rede de Transition Towns (Cidades em Transição). Embora tudo isso seja assustador, nós podemos evoluir para um estado mais feliz e gratificante de vida do que um status quo percebido, que na verdade está tudo correndo muito rapidamente por entre os dedos”.

Meu Comentário: A Natureza está “se aproximando” de nós por todos os lados, forçando-nos a aceitar suas condições, para que nos acalmemos, sentemos e pensemos sobre o sentido da vida.