Pessoas Comuns, Com Infinitas Possibilidades

Dr. Michael LaitmanPergunta: Depois que eu já me anulei perante os meus amigos, o que mais devo fazer?

Resposta: Ao anular a si mesmo, a pessoa se torna como uma gota de sêmen que entra no útero e se prende à sua parede. Em seguida, o feto espiritual tem que crescer. Ele começa recebendo sangue (desejos associados com o nível inanimado) que adiciona mais substância material a ele. Posteriormente, esse material inanimado vai se transformar numa substância vegetal, e depois vai se desenvolver nos níveis animal e falante.

Ordinary People With Endless Possibilities

De repente, a pessoa sente ódio em relação ao superior e, portanto, deve trabalhar com isso a fim de se anular novamente. Devido a esta autoanulação, a pessoa se molda à semelhança do superior, uma vez que se torna receptiva de tudo o que o superior lhe dá. Diz-se que “um feto nas águas de sua mãe vê o mundo inteiro de uma extremidade à outra. A vela é acesa acima de sua cabeça (a Luz de Keter) e ele aprende toda a Torá”. A Luz atinge todos os seus desejos 620 e os corrige, adicionando neles a intenção de doar.

Tudo isso acontece como resultado da autoanulação. Não há mais nada que devemos fazer, exceto isto: o nosso progresso começa com a autoanulação. Cada nova etapa do nosso caminho é apenas um novo nível de autoanulação. A pessoa se anula e o superior começa a trabalhar nela como o útero de sua mãe. Do mesmo modo que na vida regular, o feto está em conformidade com a sua mãe. É como se ele ainda não existisse, nem compreendesse ou sentisse nada; tudo o que o feto faz é se anular totalmente. Mais tarde, nós começamos nos anulando em níveis mais elevados, Ruach, HGT.

Então, um período de “amamentação” (alimento) começa; trata-se de uma autoanulação ainda maior do que na fase anterior. O superior nos mostra que Ele age e que algumas de Suas ações são reconhecidas pelo nosso egoísmo como incorretas e até mesmo terríveis. Veja o que o Criador faz com o mundo, que aflição Ele provoca nas pessoas! Todos os nossos problemas são originados por Ele.

Quando os desejos corrompidos despertam em nós, nós os sentimos como uma manifestação da atitude horrível do Criador para com a criação. Isso significa que os reais poderes egoístas (Klipot) se revoltam em nós. Nós temos que “ignorar” a nós mesmos e aceitar estas situações, indo com fé acima da razão e considerando-os como as melhores circunstâncias que poderiam ter acontecido conosco.

Nós recebemos forças para a autoanulação dos nossos amigos, do nosso “Grupo de Dez”. Não há nenhum outro lugar para a revelação espiritual; nós existimos apenas neste grupo. O poder vem do Criador para nós somente através deste grupo de pessoas. Antes, nós éramos todos iguais, mas agora vemos nossos amigos como muito grandes. Nós éramos os únicos que os fizeram parecer grandes, ao passo que eles, de fato permanecem iguais, mas devido a nossa autoanulação, nós podemos começar a receber alimentação por meio deles como um feto de sua mãe.

Nós podemos receber todo o mundo do infinito através deles, pois, como falamos, nós estamos nele, mas só não vemos ou sentimos esta Luz infinita por causa de nossas propriedades corrompidas. Portanto, se continuarmos trabalhando corretamente, podemos receber tudo através de nossos “Grupos de Dez” conforme o nosso grau de autoanulação. Este processo não depende de nossos amigos. A tarefa deles é apenas estarem prontos para fazer a mesma coisa, pelo menos, em certa medida. Isso já será suficiente para que através deles nós alcancemos o estado do mundo do infinito.

Da Lição Diária de Cabalá 24/05/13, Escritos do Rabash