O Único Ponto De Liberdade

Dr. Michael LaitmanO Criador criou o desejo de desfrutar e o prepara para a adesão com Ele mesmo, ou seja, para o estado final que este desejo  deve chegar, de querer se tornar semelhante à Luz. Lá dentro, ele permanece o mesmo desejo de desfrutar, mas externamente ele assume a forma da Luz, a propriedade de doação.

Para que o desejo de desfrutar queira se tornar como o Criador, isto é, queira a adesão, ele precisa ter as propriedades da Luz, além de sua propriedade de recepção. E ele também deve explorar a sua propriedade, para compreender, sentir e tomar consciência de seu apego a ela e querer se livrar dela, ou seja, compreendê-la na forma direta e oposta. Além disso, ele também precisa entender e sentir o desejo de doação, e compará-lo com os outros.

Acontece que o Criador criou esse desejo para ser versátil e combinar vários tons destas duas propriedades: o desejo de desfrutar e o desejo de doar. Com base na inclusão de uma propriedade na outra, ele começa a entender cada propriedade, e depois de todo o escrutínio, ele obtém a mente, a cabeça, isto é, a intenção, a capacidade de tomar ações conscientes.

Mas com toda essa complexidade do desejo de desfrutar, consistindo de uma trama inteligente das propriedades de recepção e doação na mente e no coração, isto é, na intenção e ação, no pensamento e sentimento, em essência, só existe um ponto importante: o ponto do livre arbítrio. O resto é gerido por este ponto.

Se a criatura alcança este ponto, então ela é chamada de “Yashar-El” (direto ao Criador), Israel. E tudo o mais que a criatura tem dentro de seu entendimento, realização, inclusão mútua dos desejos, intenções e pensamentos, exceto por este ponto, não pertence a Israel, mas à sua conseqüência, este ponto de liberdade de escolha, e tudo flui a partir dele.

O Criador é a propriedade de doação e trata gentilmente tanto os justos como os pecadores. Nenhuma mudança jamais ocorre Nele. O desejo de desfrutar, exceto este ponto de Israel, está completamente no poder de sua natureza. Ele pode mudar, mas unicamente devido à única mudança livre que é possível neste sistema, que se chama o ponto de Israel.

Portanto, nós devemos entender que a força superior e o desejo de desfrutar estão em repouso absoluto. O único elemento da criação que pode mudar e decidir algo é Israel. Consequentemente, não há necessidade de olhar para aqueles que não têm ponto no coração, uma vez que eles não têm liberdade de escolha. Embora eles pareçam pessoas, eles não são essas pessoas, os filhos de Adão, que são semelhantes (Domeh) ao Criador, como o ponto no coração.

Assim, não importa o que aconteça neste mundo, independentemente de como eles atacam e zombam de nós ou se eles são a favor ou contra nós, tudo isso é a demonstração do desejo de desfrutar em relação a nós. Ele só nos mostra a necessidade de fazer nossa livre escolha, a fim de levá-los à adesão com o Criador. Esse é o nosso trabalho.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 15/8/13