O Trabalho Prático Abre Espaço Para A Revelação

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando nós disseminamos a educação integral e nos voltamos ao grande público, sentimos que estamos numa missão da força superior que nos governa em ocultação. Como podemos transmitir ao grupo as nossas impressões, pensamentos e sentimentos que experimentamos durante a disseminação para que ela se torne propriedade de todos, a fim de fortalecer o grupo?

Resposta: Disseminar a educação integral é um tipo muito importante de trabalho que nós fazemos agora em fábricas, escritórios, escolas, prisões e na organização de diversos cursos. Primeiro de tudo, este tipo de trabalho nos aproxima do Criador, porque através dele podemos sentir o quanto precisamos de Sua ajuda. Isto acontece como resultado do nosso trabalho prático.

A pessoa que só se senta e estuda não avança. A Torá não pode existir sem ações práticas. Se nós apenas nos sentarmos e não fizermos nada prático, não haverá espaço para a revelação.

Nós devemos entender que em gerações anteriores era totalmente diferente, e mesmo uma pessoa que tinha um amigo ou dois com quem estudava podia alcançar a realização espiritual. Mas no passado era diferente: os desejos eram diferentes, mais puros, e assim era possível revelar a força superior desta maneira.

Mas hoje, quando o Criador nos dá essas oportunidades, nós não seremos capazes de revelar nada se não as utilizarmos. Portanto, trabalhar na disseminação da educação integral tornou-se muito importante e, consequentemente, toda a nossa fábrica mudou. Nós sequer temos que pensar em como mudá-la realmente. O trabalho em si muda as pessoas e elas sentem que pertencem mais a essas atividades diárias.

É um grande presente de cima, porque a sabedoria da Cabalá é o método da revelação do Criador neste mundo. Isso significa que o Criador é revelado nas relações entre as pessoas: nós temos que descobrir o amor absoluto por parte do Criador e Sua boa atitude em relação a todos nós no nível deste mundo. Quando nós descobrimos essa atitude, isso significa que nós adicionamos o mundo superior ao quadro deste mundo. É uma subida até os níveis dos mundos superiores, à revelação da rede que conecta todos.

O Criador está na rede e Ele governa todos, todo o desejo, com a força do bom e benevolente, que é a única coisa que existe. Ela se chama a verdadeira realidade que nós alcançamos e onde recebemos respostas para todas as perguntas. O mundo muda e nós entendemos por que sentimos esses corpos que nascem, vivem e morrem.

Não há outra realidade, não há outro lugar para onde a pessoa vai depois que morre. Quando nós nos aproximamos da Providência superior e trazemos o Criador e a conexão entre nós para este mundo, quando a força superior torna-se clara para nós e está entre nós, todos os mundos são revelados a nós, toda a criação, a vida e a morte, todas as formas diretas e opostas que vemos diante de nós agora. Tudo isso já está revelado e apenas a nossa percepção muda; nós é que mudamos e não o mundo que nos rodeia.

Assim, o nosso trabalho prático é o meio mais eficiente para estabelecer a atitude certa em relação à realidade. Nós queremos encontrar a salvação aqui, entre todas as pessoas, o que significa revelar o Criador aos seres criados neste mundo. É para isso que nós trabalhamos; esta é a sabedoria da Cabalá prática, e não há outro tipo mais importante de trabalho.

Nós vamos mudar de acordo com estas demandas e o mundo será diferente. Eu posso ver isso pela quantidade de grandes oportunidades que se abriram recentemente para transmitir a nossa mensagem. Ultimamente posso dizer muito mais. Na medida em que nós mudarmos, nossa fábrica (de disseminação) vai mudar e toda a nossa atitude para com a sabedoria da Cabalá será mais concreta. Isso significa que nós temos que esclarecer: onde é que vamos realmente revelar o Criador, em quais conexões entre nós e em quais conexões entre nós e o mundo?

Como nós podemos atrair a Providência superior a este mundo? Como podemos corrigir uma pessoa? Como podemos superar a crise que nos rodeia? Então, nós vamos descobrir o mundo de Ein Sof (Infinito) e descobrir que estamos todos sob o domínio do bom e benevolente, que é revelado sob o domínio do amor. Assim, nós podemos implementar tudo o que os Cabalistas escrevem.

Se nós continuarmos desta forma vocês verão que este tipo de trabalho nos ajudará a revelar a força superior.

Da Lição Diária de Cabalá 07/08/13, Escritos do Baal HaSulam, “Igrot”, Carta 52