O Que Está Envolvido No Conflito De Civilizações?

Pergunta: Por que a alma coletiva é dividida em tantas partes diferentes e extremamente diferentes? Por que o mundo é cheio de contradições insolúveis? E como todas essas partes podem ser conectadas em unidade e igualdade?

Resposta: Na verdade, a alma é dividida em inúmeras peças, Sefirot particulares. E, portanto, através de cada ação, mesmo a menor, nós imediatamente ativamos muitos componentes, todas as características, tão simples quanto parece, mas cada vez em uma combinação diferente.

Em geral, o desejo da “alma de Adam HaRishon” que quebrou é insondável. Este é o verdadeiro Behina Dalet (quarta etapa) com o seu “coração de pedra”, e já não pertence ao nível do inanimado, vegetal, ou nível animal, e é ao nível do homem (Adam). Em outras palavras, é uma camada absolutamente diferente, mais profunda da alma. Vemos que a natureza do inanimado, vegetal, e animal é encontrado sob o controle direto do Criador, enquanto o homem após a separação é o seu oposto.

Assim, após a Luz Superior entrar na alma despedaçada de Adam, ela divide os seres humanos em grupos que são muito distantes um do outro. E, a partir de então, o processo de correção ocorre de fácil a difícil. Uma pequena “bagunça” começou na antiga Babilônia, e isso foi o suficiente para que as pessoas se dispersassem. E então, o desejo cresceu e as guerras imperiais da antiga Grécia e Roma começaram.

No começo as pessoas viviam em uma forma muito simples e primitiva, mas quando o desejo cresceu em partes específicas, a condição foi alterada. Por exemplo, quando Cortês conquistou a América do Sul, ele se levantou contra uma civilização que quase não sabia sobre a guerra. Os índios do continente americano, em geral, resolviam problemas sem trazê-los ao confronto militar.

Entanto, Cortês, que não tinha soldados suficientes, causou problemas entre as tribos nativas americanas, como a serpente bíblica, esguichando “veneno” neles, o que significa a adição da inclinação para o mal. E eles começaram a matar-se uns aos outros para o benefício de Cortês. Desta forma, várias centenas de pessoas conquistaram o continente.

A moral é que a lacuna formada no contato entre as várias civilizações criou grandes oportunidades, e em particular para a correção.

Nós somos simplesmente inconscientes dos processos que estão ocorrendo no mundo moderno. Por exemplo, não muito tempo atrás, a China era um país fechado, mas os norte-americanos começaram a “flertar” com ela, e a condição foi mudada drasticamente. O Japão também foi isolado do mundo por um longo tempo, e a Ásia “dormia” até o século passado. Hoje, em contraste, o contato entre culturas ativa mecanismos mais significativos do que as guerras de Cortês. Mas agora estas são guerras internas. Um exemplo vivo é a Europa, que mudou seu rosto, como resultado da imigração em massa.

E, portanto, é preciso explicar a situação para as pessoas e o método da conexão correta. Que elas entenderão a nossa explicação em mais dez ou vinte anos, não é importante. Devemos ajudá-las e elas entenderão aos poucos o que está acontecendo.

[113368]

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala de 25/7/13, Escritos do Baal HaSulam