O Êxodo Do Egito Se Chama Nascimento

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam: “O Segredo da Concepção e do Nascimento”: o Êxodo do Egito é chamado de nascimento, mas o embrião nasce morto, já que depois da gravidez, que é o forno de ferro e a escravidão no Egito, há o nascimento, e eles ainda não estavam prontos para respirar o espírito de vida no mundo esclarecido, ao qual lhes foi prometido chegar – até a contagem recomeçasse e a guerra com os amalequitas e as provas de água, etc., e eles chegassem ao deserto do Sinai. Sinai significa ódio, ou seja, os sofrimentos que fazem parte de todas as doenças.

Nós devemos entender que tudo é determinado pelo ponto final, pelo objetivo da criação. Diz-se: “primeiro pense, depois aja”. Este último ponto determina as falhas que devem ser reveladas em todas as fases, a fim de alcançar o objetivo final.

O objetivo final é revelado em cada estágio como defeituoso, de acordo com o número de níveis que o separam daquele nível. Se eu estou no nível cinco, por exemplo, e há um total de 125 níveis, eu tenho que revelar a necessidade dos 120 níveis que faltam no quinto nível. Mas eu não posso revelá-los e, assim, eles estão no estado em que estou, em sua forma oculta, preparando os futuros defeitos que eu tenho que corrigir e que estão gradualmente começando a ser revelados deste nível em diante.

Cada nível inclui todos os futuros estados não corrigidos até o fim da correção. Assim, mesmo na época do êxodo do Egito, foi determinado que a correção deve chegar ao fim depois de seis mil anos. Tudo isso já era conhecido; Abraão também sabia sobre esse processo e Jacó quis revelar o futuro segredo aos seus filhos, mas não conseguiu fazê-lo.

Tudo isso deriva do fato de que o objetivo final, o estado final, está incorporado em cada nível, uma vez que ele possui um princípio, o estado atual, e a sua conclusão. Assim, o feto que nasce durante o êxodo do Egito já esconde em si a futura corrupção. Assim como a participação de Nekudot de SAG com NHY de Galgalta, quando ficou claro que o coração de pedra está escondido em NHY. Assim, foi possível prever a futura quebra, uma vez que o mau não revelado foi deixado em Bina e Malchut. Eles pensavam que podiam corrigir tudo e chegar ao final da correção, mas isso só piorou.

O mal deve ser escondido no caminho e revelado no futuro para ser corrigido. A mesma coisa acontece aqui também, quando o feto ainda nasce. Os filhos de Israel saíram do Egito quando foram totalmente separados uns dos outros. Eles construíram o primeiro templo, mas foram destruídos e tiveram que ser exilados para a Babilônia, onde toda a história de Assuero, Mordecai e Hamã ocorreu. Em seguida, eles voltaram novamente para a terra de Israel e construíram o segundo templo, mas este também foi destruído.

Todos estes estados são resultado do nascimento errado, mas ele também teve de ocorrer desta maneira, uma vez que o coração de pedra, que deveria ser revelado e morrer, está escondido no feto. Tudo isso deriva do objetivo final e determina todos esses estados.

Era impossível mudar qualquer coisa que passamos ao longo do caminho até hoje. Só agora é que vamos chegar ao estado do início da correção e temos livre arbítrio. Nós não tínhamos nenhum livre arbítrio em qualquer um dos estados anteriores, uma vez que eles eram apenas uma preparação para hoje.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 28/07/13, Escritos do Baal HaSulam