Não Tenha Medo De Bater Numa Porta Fechada

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que nós devemos fazer quando nos deparamos com uma resposta negativa e uma explosão de ódio ao disseminarmos?

Resposta: Ao disseminarmos ao grande público, nós devemos agir como é aceito neste mundo, ou seja, agir como as pessoas comuns fazem e nos voltar para a polícia ou os tribunais em casos extremos. Mas, na maioria dos casos, não precisamos reagir.

Nós devemos entender que estas situações foram enviadas de cima pela Providência superior, mas nós precisamos responder a elas da forma habitual. Embora saibamos que isso vem do Criador, que não há outro além Dele e que Ele organiza tudo, a nossa resposta deve ser de acordo com o princípio: “Se não há farinha, não há Torá, e se não há Torá, não há farinha”. Portanto, nós temos que responder no nível do mundo e também no nível do mundo superior. Isso significa que nós temos que reforçar a conexão entre nós e, com isso, certamente neutralizaremos todo o ódio e a atitude negativa em relação a nós.

Afinal, nós queremos revelar o Criador na conexão entre nós, para que Ele habite entre nós, para dar-Lhe satisfação. Assim, Ele nos ajuda, revelando inimigos maiores e mais numerosos a cada vez. Estes são os desejos não corrigidos que devem ser revelados para nos ajudar a conectar com mais força ao Criador.

Portanto, nós temos que aceitar todas as respostas negativas com entendimento. O grupo deve estar preparado para isso. Num determinado momento, há aqueles que caem, mas também há aqueles que se levantam, e assim todo o grupo global geralmente avança pela garantia mútua. Agora nós precisamos construir conexões mais fortes e leais entre todos os grupos e ver como isso vai ajudar a todos.

Analise todas as interrupções e revelações de ódio e decida o que fazer em cada caso específico. Mas a principal correção é permanecer em silêncio, tanto quanto você puder, e se conectar tão fortemente quanto possível ao grupo global, ao Criador, como a uma fonte de salvação.

Então, nós vamos ver que todos os nossos inimigos, de repente, tornam-se nossos fãs. É como se você batesse na porta de estranhos e, a princípio, eles não quisessem abrir a porta para você, não quisessem falar com você, e o desrespeitassem. Então você vê que você pode melhorar sua relação com eles, e, assim, você aprende a se relacionar com o mundo inteiro com a mesma paciência.

Nós devemos ver que o Criador está se escondendo por trás de cada pessoa, por trás de cada porta fechada, jogando com a gente. Relacione-se com uma pessoa como com um representante do Criador. O Criador quer que você mostre empatia agora e fale. Se você vem com a força superior dentro de si e percebe a pessoa na sua frente como representante do Criador, como uma ajuda contrária, tudo funciona. É assim que seremos bem sucedidos em todo o mundo.

Este trabalho é muito importante, uma vez que nos forma. Como resultado, nós seremos capazes de atingir um público mais amplo, mais pessoas em mais países. Nós começamos a trabalhar em Israel, e aqui será mais difícil, porque a nação de Israel é a mais teimosa. Se aprendermos a trabalhar com eles, então, posteriormente, o método, a força de correção, vai “derramar de Israel a todas as outras nações”. Se criarmos a fonte de correção dentro da nação de Israel, ela vai alcançar o mundo. Nós nem teremos que convencer ninguém; eles serão atraídos a ela instintivamente, e vão se conectar a nós.

Da Lição Diária de Cabalá 07/08/13, Escritos do Baal HaSulam, “Igrot”, Carta 52