Não Punição, Mas Uma Responsabilidade Integral

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que significa que todo o sistema está parado se um de nós não participa dele da forma certa?

Resposta: É como uma válvula num motor que, de repente, fica parada e toda a máquina para, ou um componente da placa mãe do computador que está queimada. No entanto, há significado em quão importante é esta unidade. É a placa mãe ou algo menor? Considerando que, no sistema integral, os componentes não são mais ou menos importantes; ele é redondo, de modo que cada um é importante no mesmo grau como todas as outras unidades. Se ela desaparece, todo o sistema para.

Além disso, se um dos componentes queima, todos queimam, porque ele está incluído em todos eles. Nós somos como engrenagens no mecanismo de um relógio. Se um equipamento está quebrado e não gira, ele bloqueia todos eles e o relógio para.

O sistema funciona graças ao fato de que todos os seus componentes estão ligados entre si e funcionam em conjunto. E se alguma parte para de funcionar, ela para todo o sistema. Nenhuma engrenagem pode ser removida das outras e só girar como quiser. Isso não pode acontecer. Num motor funcionando, todas as engrenagens devem girar, e se de repente alguma delas ficar para, toda a máquina para.

Você não pode entrar no sistema ou deixá-lo. Você se encontra nele contra a sua vontade e não pode fazer nada sobre isso. Ao longo da história até o momento, nós só temos crescido; o sistema como um todo cresceu graças ao egoísmo. E quando cresceu, ele começou a mostrar a conexão entre todas as suas partes.

Hoje, as relações entre nós são reveladas cada vez mais. Todos os dias nós descobrimos dezenas ou centenas de tópicos que são estendidos de mim para você e de você para mim e para o resto das pessoas. Cada dia este polvo gigante nos pega cada vez mais em seus braços, através de novas conexões, de todos os meus pensamentos e desejos para todos e de todos para mim.

Nós estamos conectados por inúmeros fios de ligação; há muitos deles e eles estão tão fortemente entrelaçados que, finalmente, se fundem num grande campo. Agora o mundo está passando exatamente por esse processo: a cada momento essas conexões estão se tornando cada vez mais fortes e definem nossas vidas. Antes elas estavam escondidas, mas hoje essas relações são reveladas. De fato, nenhuma conexão nova é criada, pelo contrário, o sistema que já existe está sendo descoberto.

Pelo menos esta revelação está começando a nos julgar e exigir uma resposta. A crise mundial está se espalhando e intensificando, revelando nossa interconexão, e nós nos sentimos pior. Este sistema está sendo revelado como já existente, e exige que comecemos a agir de acordo com esta descoberta.

Suponha que 10% das conexões (de 100%) nos sejam reveladas. Nós não sabemos ou entendemos 90% delas, mas devemos respeitar o sistema de acordo com o grau da descoberta da conexão mútua. Se nós aspiramos a ser apoiados por ela, então estamos andando no caminho da Luz (“Achishenah“); nós concordamos com o sistema, queremos nos juntar a ele, cooperar e trabalhar em conjunto, e queremos aderir à força superior. A lei que trabalha neste sistema e conecta todas as suas partes é chamada de Criador, a força superior, a Luz.

Mesmo que não queiramos estar associados a ele e não queiramos participar dele, o sistema continua a funcionar. Mas a diferença, essa diferença entre seu estado ativo e nossa falta de vontade de trabalhar, é sentida como uma crise. O sistema continua a se revelar porque, de acordo com o programa, foram destinados 6.000 anos para o seu desenvolvimento.

Por exemplo, em um ano o sistema irá se revelar, e a nossa falha e falta de cooperação não é mais de 10% mas 20%. Assim, nós vamos sentir a crise o dobro da crise atual e, pior ainda, porque este é um sistema integral que multiplica a sua reação. Por isso será várias vezes pior do que agora. Imaginem temperaturas de 50 graus e de menos 50 graus; as plantações vão naturalmente morrer, também todo o gado. E o que nós vamos fazer?

Se nós não participamos desse sistema, não obedecemos à lei da natureza que temos a obrigação de cumprir, a sua verdadeira forma será revelada. Este não é um castigo que alguém está enviando intencionalmente. Simplesmente a verdadeira imagem está sendo revelada: que você não está participando do sistema comum e, portanto, está prejudicando a si mesmo. O Criador não o pune; em geral, Ele está pronto para ajudá-lo. Ele simplesmente não quer tirar a sua liberdade de escolha. Você mesmo deve decidir quem você quer ser: um pecador ou justo.

Se eu tenho consciência do sistema, quero estar melhor ciente dele e participar dele como sua parte integral, isso é chamado de “oração coletiva”. Então eu posso orar pelos outros ou pela minha participação no sistema, isso não faz diferença. De qualquer forma, é considerado que estou orando pelo conjunto, a fim de cumprir a minha obrigação em relação a todos. Peço apenas que me dará a força para participar de tudo para todos no caminho certo. Eu me sinto responsável por todos, por todo o mundo, e sou obrigado a realizar a minha função. E, de fato, com isso eu defino o estado de todo o resto.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 05/07/13, Escritos do Rabash