Não Negligencie A Doença

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Exílio e Redenção”: Enquanto nós (a nação de Israel) seguíssemos o caminho da Torá, permaneceríamos seguros.

A Torá é a lei de doação, “não faça ao seu amigo o que é odioso a você”, e depois, “ame teu amigo como a ti mesmo” até alcançarmos “ame teu Senhor, teu Deus”. Se você realmente anseia pela meta em todas essas fases, se você valoriza sua vida somente de acordo com esses princípios e avança a partir das pequenas correções até a correção geral, se você age desta forma conforme as leis da natureza (ou as leis da Torá, na medida em que a palavra Deus e a palavra natureza têm o mesmo valor numérico), então você está na direção certa e nada de ruim pode acontecer com você no caminho.

Todo o mal que você encontra é revelado a você só porque você não corrigiu uma determinada falha que deveria ter sido corrigida na fase atual. Estas falhas são reveladas uma após a outra da menos grave para a mais grave, e se você não as corrige elas se acumulam.

Uma vez que estes processos também são típicos dos sistemas em nosso mundo, corrupções ou doenças menores podem ser corrigidas imediatamente na fase inicial, mas se negligenciarmos o problema, as corrupções se acumulam, causando corrupções adicionais e maiores problemas e dificuldades que são difíceis de superar.

Portanto, se o povo de Israel observasse a Torá, ou seja, que a Luz que Reforma corrigisse todos os defeitos que são revelados, dos menores aos mais graves, então nada de ruim iria acontecer com ele. Pelo contrário, ele iria subir e ficar mais forte; ele iria sentir as futuras correções e as futuras satisfações nas falhas que são reveladas.

Todo o mal que encontramos é revelado, uma vez que negligenciamos as correções necessárias. Todos os nossos problemas, desde os privados até as catástrofes mundiais, como guerras mundiais, dependem apenas das correções. Uma vez que a nação de Israel é responsável por essas correções, então, certamente, no momento em que as pessoas se sentem mal neste mundo, elas acusam os judeus e os culpam por todos os problemas do mundo.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/08/13, Escritos do Baal HaSulam

Comente