Impulsos Que Vêm Do Coração

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como é que a pessoa passa da fase de demonstração e frases incompreensíveis para a verdadeira sensação e expressão?

Resposta: Em nosso mundo, a pessoa está acostumada a realizar uma encenação na presença de outros: mantendo-se de uma forma particular, falando e imitando heróis de uma série de televisão. Isso é porque nós somos educados pelos exemplos: nós nos comportamos de acordo com exemplos que vemos na vida ou na tela.

Todas as nossas vidas, toda a nossa conduta consiste de estruturas pré-fabricadas preparadas em nosso cérebro desde o início. Como se sentar, como ficar de pé, comer, falar, e assim por diante; tudo isto é composto de imagens muito pequenas que são encontradas dentro de nossas cabeças e nós as temos o tempo todo e as retiramos e reproduzimos como um disco quebrado: um, dois, três… É assim como nos comportamos.

Mas agora nós mesmos precisamos jogar pela primeira vez. Aqui a pessoa fica perplexa e não entende o que fazer. Ela se confunde, como uma criança que repete tudo imitando os adultos, até que aprende a imitá-los em todos os sentidos e obtém essas imagens. Em seguida, ela já se comporta de acordo com eles. Ela sabe que lá é necessário se comportar dessa forma, e aqui de outra forma. Adultos riem e ela também ri, apesar de não saber por quê.

Mas nós não temos exemplos de comportamento na espiritualidade. Este é um assunto separado e complexo. Portanto, tente estar com eles como consigo mesmo, sem expectativas; aqui, eu sou assim, com o coração. Não preste atenção em nada! Assim como alguns amigos apareceram aqui, isso os rompeu neste tipo de forma e pronto, nós devemos ser como eles o tempo todo.

Pergunta: Mas e se eu disser algo que não está de acordo com as regras?

Resposta: Isso não importa! Que regras pode haver? Se você fala com o coração, então vale tudo.

Da Convenção em São Petersburgo 13/07/13, Lição 4