“Falsas Memórias Plantadas No Cérebro”

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do The Sydney Morning Herald): “A falsas ou enganadoras memórias são comuns na vida cotidiana, mas os pesquisadores descobriram que é relativamente fácil gerar falsas memórias de palavras e imagens em seres humanos”…

“Agora, os cientistas do Riken-MIT Centre for Neural Circuit Genetics no Instituto de Tecnologia de Massachusetts dizem ter criado uma falsa memória em um camundongo, fornecendo pistas detalhadas de como essas memórias podem se formar em cérebros humanos”.

“Steve Ramirez, Liu Xu e outros cientistas, liderados por Susumu Tonegawa, informaram nesta quinta-feira na revista Science que induziram camundongos a se lembrar de que estão recebendo choque num local, quando na realidade, o choque elétrico foi provocado num local completamente diferente”.

“Neste nível de atividade cerebral, disse ele, ‘a diferença entre um rato e um ser humano é muito pequena’. A parte do cérebro na qual as memórias são formadas é uma área do hipocampo chamada giro denteado, o qual é semelhante em camundongos e seres humanos”.

“Tonegawa disse que, como os mecanismos de formação da memória são quase certamente similares em camundongos e humanos, parte da importância da pesquisa era ‘fazer as pessoas perceberem ainda mais do que antes como a memória humana é falível’, particularmente em casos criminais quando tanta coisa está em jogo”.

Meu Comentário: Tudo pode ser modelado numa pessoa, tudo o que acontece em nosso mundo, exceto a experiência espiritual, porque ela não é registrada no cérebro, na mente, nos desejo e pensamentos para “receber”, mas sim na propriedade de  “doação”: na alma.