É Duro Ser Onipotente, Mas Vamos Tentar…

Dr. Michael LaitmanPergunta: De acordo com a tecnologia do tipo crowdsourcing  (sabedoria das massas), qualquer tipo de discussão é um inimigo para a mente coletiva, uma vez que quando as pessoas falam, elas se tornam cautelosas. Isso leva a uma minimização da sua diversidade de pensamento. Como isso vai junto com a abordagem integral? Um grupo integral deve preservar a sua diversidade? Em que âmbito devemos nos unir e nos tornar como um?

Resposta: Nós não precisamos nos ​​preocupar com a diversidade. A diversidade acontece quando todo mundo mantém sua própria forma de egoísmo, e assim como as pessoas têm diferentes rostos, as pessoas têm diferentes qualidades internas. Obviamente, esse fato se manifesta de uma forma puramente egoísta.

Se nós aceitamos alguém como parte de uma equipe e o deixamos contribuir ao grupo, não importa se sua individualidade é capaz de dar, ele começa a pensar de forma diferente. Em outras palavras, as suas qualidades individuais se mostram de uma forma mais convexa e ele começa a pensar: “Como eu posso dar a esta equipe”.

Neste caso, o nosso egoísmo “incha”; ele aprende a pensar de forma diferente, não sobre o que podemos receber, mas sim sobre o que podemos dar. Ao receber, eu tenho uma necessidade muito limitada, a minha pessoal. Quando nós pensamos que podemos dar (digamos que vivemos num espaço virtual e partilhamos ligações altruístas integrais), então fazemos um esforço para entender o que as outras pessoas da nossa equipe desejam.

Com base nisso, eu me torno semelhante a Deus, embora isso seja extremamente difícil. Isso significa que cada um de nós tem que cuidar de outros nove amigos. Nós não nos importamos em desempenhar este papel, mas o que podemos dar aos outros? O que o primeiro, o segundo, o terceiro… amigo desejaria? Neste ponto, nós começamos a libertar a nossa imaginação. Isto é, quando a nossa iniciativa se torna irrestrita. Nós a desenvolvemos em vez de contê-la.

O que a pessoa precisa enquanto ainda está em seu próprio egoísmo minúsculo? Não importa o quanto ela fantasie, ele ainda acaba sendo estreito e primitivo; todo mundo tem os mesmos sonhos.

No entanto, nós conseguimos revelar todo o mundo, já que os nossos amigos (a quem nós tentamos doar) aspiram a um nível totalmente diferente de existência. Então, nós damos o nosso melhor para nos tornar poderosos e prover os outros com o que eles querem.

De KabTV “Sabedoria das Massas – 2” 14/05/13

Comente