Disseminação É Trabalho Espiritual

Primeiro de tudo, precisamos entender que a disseminação é trabalho espiritual! E se alguém não concorda com isso, não quer ou compreende isto, então ele precisa esclarecer esta situação e ele vai ver que é verdade. Estamos falando de trabalho interno que está a mudar uma pessoa. O mundo espiritual está dentro do ser humano e consiste em suas mudanças internas. Para introduzir um novo mundo, o mundo da correção, significa mudar propriedades humanas desde a recepção até a doação. Uma pessoa faz isso dentro de si.

Quando vamos para disseminar esse conhecimento para o mundo exterior, pensamos que estamos a ir para fora de nós mesmos. Mas não é assim. O mundo inteiro é como um corpo: os inanimados, plantas, animais e pessoas juntos num só material, que deve chegar à correção por meio do grau humano. O nível humano também é composto pelos mesmos quatro níveis, e a correção começa a partir do nível humano do grau humano, isto é, as pessoas especiais, mais refinadas que têm uma sede por espiritualidade.

Assim, embora o nosso trabalho é interno e a correção ocorre dentro da pessoa, ainda a sua essência é que eu me conecto com o universo inteiro. Pode parecer o contrário, que se eu sou um cabalista que eu preciso sentar-me fechado num quarto e realizar minhas correções internas secretamente. Mas isso é um equívoco – exatamente o oposto da realidade. Se o meu assunto, minha alma, está fora de mim e eu sou apenas um ponto que tem de se conectar com todos, então verifica-se que, chegando a todos com a disseminação, eu vou acordar a minha matéria.

Vindo para as pessoas, é preciso explicar que não devemos considerar-nos dependentes de quaisquer forças externas. Ninguém vai nos ajudar, nem os municípios, nem o governo, nem qualquer comité, nem outros países, a UNESCO ou a ONU. O mundo inteiro é composto de egoístas, e quanto maior eles subiram a escada corporativa mas evidente é que eles são ainda mais egoístas do que os outros.

É por isso que você não terá a ajuda ninguém, mesmo do seu vizinho, todo o caminho até ao topo. Todo mundo só quer receber de você e vai espremê-lo tanto quanto possível. Se você não desistiu e ainda tem alguma esperança, se você está com raiva que você não tem nenhuma simpatia, isso mostra a sua ingenuidade completa. A pessoa que entende o mundo e a natureza da criação não coloca nenhuma esperança em alguém. Se todo mundo é egoísta, será melhor que eles me deixem em paz. Todo o seu “cuidado” será meu prejuízo. Não é possível que boas intenções venham do egoísmo.

Esta é a visão correta do mundo, como é evidente de acordo com o desespero que a humanidade está experimentando agora, começando com o governo e os líderes deste mundo que perderam toda a esperança de sair da crise. E se nós entendermos isso, então o que resta para nós é só ir até as pessoas e explicar que as minas de ouro, montanhas de abundância, saúde, força, segurança e tudo o necessário para uma vida feliz está na frente delas. Tudo isso está bem perto de você, em sua conexão com os outros em seu bairro, cidade, país, em todo o mundo, na ligação entre as pessoas.

A partir desse momento, mudamos o ponto de vista externo da pessoa de um descontentamento por alguém do lado de fora para um no seu interior. Ela entende que precisa estabelecer uma relação com todos ao redor dela para construir uma vida feliz. As esperanças de uma pessoa só podem ser colocadas em si mesmo. Ela deve tentar melhorar sua vida em seu ambiente imediato, em seu campo de visão.

Se começarmos a trabalhar metodicamente para melhorar a nossa relação com o outro, então é precisamente aí dentro desse vazio, que, de repente, descobrimos a fonte inesgotável de energia, prazer, saúde e oportunidades para resolver todos os problemas, descobrimos as forças não naturais superiores, capazes de fazer qualquer alteração. Então, não vamos depender de uma autoridade sentada em algum lugar no topo. Afinal, ele vai querer espremer ainda mais de nós e nada mais pode acontecer.

É impossível as boas ações de pessoas que estão corrompidas pelo egoísmo. Nós já vimos este exemplo na nossa história. Eles não nos ouvem e estão envolvidos em seus problemas. Vamos então cuidar de nós mesmos. Quanto podemos edificar isto? Nós não dependemos de ninguém nisto, está tudo em nosso poder.

Esta explicação leva a pessoa para o trabalho interno. Parece-nos que vamos sair, mas na verdade voltamos partes da nossa alma para o trabalho interno. Uma vez que todo o universo é uma alma humana, quanto mais se você conectar com os outros e senti-los como partes da sua alma, mais você corrige a sua alma. Isto é chamado Cabala prática.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 26/07/13, Escritos do Baal HaSulam

Comente