“Buscai O Senhor Onde Ele Está”

Dr. Michael LaitmanPor um lado, o Criador é sempre o primeiro a nos despertar, e qualquer subida que sentimos é uma resposta inevitável à Sua iluminação. Por outro lado, qual é o trabalho de uma pessoa?

Embora a pessoa saiba que “não há outro além Dele”, ela deve se lembrar do princípio “Se eu não fizer, quem fará por mim?” Embora o Criador a desperte, enquanto a pessoa estiver em ocultação, ela dever sentir que ela desperta a si mesma. Ela não deve relaxar e esperar que o Criador a desperte.

Não, nós precisamos agir. Eu tenho que organizar um ambiente e usar todos os meios que tenho para não cair no sono, mas sim ficar o máximo possível acordado e ágil para captar os atributos que estão próximos à doação e amor. Com a ajuda do ambiente e de outros meios, eu me preparo para que, mesmo que o Criador me desperte, eu vou sentir uma subida maior e mais poderosa.

O despertar final é que nós estamos trabalhando em conjunto com o Criador, como um cavalo e seu cavaleiro que se fundiram e o cavalo ainda quer permanecer à frente dos desejos de seu cavaleiro, como um servo fiel. Assim, a qualquer momento eu deveria lembrar que o Criador, sem dúvida, me desperta, mas tudo depende das oportunidades que eu realmente tomo.

Nós não sabemos e não vemos essas oportunidades. Talvez os meus esforços acumulados estimularão o despertar de Cima depois de um tempo, talvez existam outras condições, tais como estados espirituais especiais que pertencem ao “Shabbat”, ao “início do mês”, ao “início de um ano” ou a outras festas que estão conectadas ao trabalho no “dia” e na “noite”, etc. O despertar especial de Cima também está oculto neles, mas nós temos que estar mais preparados para o despertar de baixo e constantemente ser sensível a ele.

Se a pessoa desenvolve um desejo, uma necessidade, de não esquecer a Providência superior por um único momento, ela descobre que essa Providência é permanente e que decorre do Criador que é bom e benevolente e que não há outro além Dele. A pessoa descobre a verdade: que a imagem que a força superior descreve para ela de todo o seu  mundo, incluindo a si mesma e seu ambiente, isso tudo é feito para aumentar a sua sensibilidade a ela. O Criador, a única força, tem apenas um objetivo, que a pessoa deve sempre sentir que o Criador é bom e benevolente e que não há outro além Dele. Assim, ela deve corrigir seus vasos de percepção e é isso que importa.

Está escrito: “Buscai o Senhor onde Ele está”. A pessoa pensa que o despertar e as mudanças vêm do Criador, trazendo-lhe constantemente estados mutáveis. Mas quando eu chego a um estado de Hafetz Hesed, eu descubro que não há mudanças por parte do Criador. Por trás de tudo o que é enviado para mim, tudo o que eu sinto em determinado momento – as ocultações e revelações em diferentes níveis, as confusões e até mesmo o desprendimento do Criador e, posteriormente, a recuperação da consciência, o que significa estar consciente da Providência superior – atrás de todo esse “cenário” eu descubro que não há desprendimentos e que o Criador nunca enfraquece Suas relações conosco. Pelo contrário, Ele desperta desejos e atributos sucessivamente mais fortes e corrompidos em mim vez, o que significa que eles estão em oposição a Ele, de modo que por este contraste entre a Luz e a Escuridão eu vou descobrir o Criador de forma mais clara, o bom e benevolente, que não há outro além Dele.

Portanto, nós temos que reforçar a prontidão interna de uma pessoa pela correta percepção através dos diferentes meios. Não há destino cego ou natureza mecânica que jogue um jogo ocasional conosco. Não importa quais desejos ou pensamentos despertam em nós e venham à nossa mente, do nada, tudo vem da força superior. Nós só temos que fazer uma coisa: fortalecer-nos por diferentes meios e responder corretamente a tudo que acontece.

De todas as coisas que estão acontecendo no meu coração e na minha mente, dentro de mim, e no mundo (já que é um único sistema), eu quero descobrir uma coisa: que tudo é operado por um único “motor”. Os pensamentos e desejos que despertam em mim e os pensamentos sobre os pensamentos e desejos que foram causados ​​pelos desejos, todos derivam de uma única fonte que opera de modo que eu me conecte a ela e seja separado dela sucessivamente e, assim, estabeleça uma sociedade estável, com uma conexão estável, multifacetada e com várias camadas. Assim, nós esclarecemos e buscamos o Criador, “buscando o Senhor onde ele está” e descobrindo que Ele está realmente muito próximo, que Ele está dentro da pessoa.

Isso significa que não há pensamentos inadequados e nem desejos degradantes, mas que tudo foi feito para ajudar a pessoa a entender que nada a separa do Criador; o Criador está com ela, e todo o mundo, incluindo o inanimado, vegetal, animal e o homem, são elementos que compõem a conexão entre eles.

Da Lição Diária de Cabalá 07/08/13,Escritos do Baal HaSulam