Atrás Da Capa Do Destino Cego

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Exílio e Redenção”: Com estas palavras, eu só quero mostrar que a Torá e a lei natural do desenvolvimento andam de mãos dadas na unidade maravilhosa mesmo com o destino cego.

Embora pareça que a minha vida é gerida por um destino cego, ela é, na verdade, gerida pela lei natural da evolução. Parece que meu destino depende de muitos incidentes ocasionais, mas, na verdade, todos os eventos e acontecimentos na minha vida são pré-determinados pela criação.

Só uma coisa depende de mim e é assim que eu aceito esses eventos. Se eu me preparo corretamente, eu posso aceitar e senti-los de uma maneira oposta do que sinto hoje. Hoje eu tenho um “receptor” especial, um mecanismo com um sensor, que pode mudar totalmente a recepção, o sentimento, de menos cem por cento para mais cem por cento.

Mas toda a cadeia de eventos não muda e eu vou passar por todos eles. O Criador inicia esse processo e gerencia a criação, mas no caminho Ele lhe dá a oportunidade de aceitar Suas ações se você quiser. Se você não quiser, Ele vai fazer você querer.

É porque não há outro além Dele. Tudo já está predeterminado e, mesmo que Ele mude as “cartas” desta “história”, ou seja, se uma carta não corresponde e Ele a substituiu por outra carta, isso é apenas com relação ao meu sentimento, de modo que eu vou trabalhar melhor nele.

Na verdade, eu estou num processo eterno e só posso me perguntar sobre a minha percepção: “Há realmente alguma mudança? Se houver mudanças, elas estão dentro ou fora de mim?”.

Mas se é sobre minhas impressões, então eu certamente posso alterá-las. Se eu não mudar, elas vão se tornar tão desagradáveis que, por fim, eu vou tentar mudá-las e corrigir o meu “receptor”.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 04/08/13, Escritos do Baal HaSulam