Apegue-Se Ao Superior Com Todo O Seu Coração E Alma

Dr. Michael LaitmanNós devemos aprender com a natureza em tudo, porque a natureza se assemelha ao Criador. Talvez eu traga muitos exemplos da natureza: da primeira infância, infância e do período de desenvolvimento embrionário. No entanto, a revelação do Criador se expressa em nosso mundo desta forma. E só se nós subirmos desde esta forma física até a forma espiritual é que vamos alcançar tudo.

A confiança deve ser única e exclusivamente por meio da nossa dependência em relação ao que é superior: apenas a Luz, e todos os esclarecimentos são através dele. Enquanto isso, nós só nos anulamos na sua presença. Depois de atingir estados mais avançados, o nosso desejo de receber vai crescer para o próximo nível. Então nós podemos nos tornar mais ativamente anulados diante do que é superior por meio de ações práticas, ou seja, eu realizo ações semelhantes ao que é superior.

No entanto, antes de tudo eu preciso crescer. O embrião não sabe quais ações sua mãe está realizando. E a criança não entende a princípio o que significa aquilo que o superior está fazendo com ela. Ela não sente onde está. Depois disso, aos poucos ela começa a absorver o que está acontecendo, reage, sorri para a sua mãe dele resposta. Estes são os níveis na descoberta do que é superior por aquele que é inferior.

Quando estávamos no estado “embrionário”, o embrião ainda não sentia isso e só precisava estar anulado em relação ao superior. Com isso, nós fornecemos a nós mesmos um nível de confiança.

Confiança, como todos os fenômenos do nosso mundo que são sentidos devido a um desejo de prazer, é despertada através da Luz, através da iluminação de cima. Mas, se eu dependo daquele que é superior, não pode haver qualquer insegurança em mim; pelo contrário, eu tenho certeza que me encontro dentro Dele. E se eu não me encontro nele, mas perto dele, então este é um nível ainda mais alto de confiança, já que eu tenho certeza que já estou preparado para sair Dele e me tornar como Ele.

A partir disso, nós precisamos entender, que todo o nosso trabalho é realizado em condições de escuridão e desapego daquilo que é superior. E quanto mais avançamos, mais sentimos desapego do superior, para que possamos atrair iluminação de nós mesmos, o que é chamado de “confiança”.

Quanto mais a pessoa avançar com as descidas que o Criador envia para ela, mais ela vai se sentir separada do superior, mais vazia, tola, dependente, sem compreender ou sentir, tornando-se mais como uma “besta.” De repente, todo o conhecimento prévio e o sentimento que ela tinha antes desaparecem. Em momentos como estes, a pessoa se sente terrível, mas nós devemos entender que especificamente estados como estes são mais úteis para a aquisição da “fé”. Neles, nós estamos completamente separados do superior, estamos no nível da “besta” e, portanto, exigimos a Luz da “fé” – como toda forma de vida em nosso mundo, como uma criança que quer se agarrar à sua mãe. Caso contrário, ela vai se sentir perdida e não saber como viver e o que fazer consigo.

Na verdade, quando nós subimos posteriormente de um estado como esse, a Luz nos dá um pouco de confiança e um pouco de compreensão do que precisa ser feito. Então cabe a nós passar do nível animal para o nível “falante”. Nós não queremos mais um tal grau de confiança como uma criança, sem entender, ou como um animal completamente dependente de seu dono. Nós queremos a Luz da confiança, para que possamos nos dar ao poder superior, para que possamos ser atraídos até ele, de modo que vamos depender dele, não por nossa fraqueza, mas o oposto. Mesmo que eu tenha o poder da confiança e a compreensão, eu ainda me anulo completamente em relação ao Criador em tudo!

Eu preciso de confiança não para me sentir bem e seguro com o meu desejo de prazer, mas o contrário, eu quero sentir mais insegurança e dependência do Criador. É assim que eu vou me apegar a Ele mais e mais. Não para ganhar a paz de espírito, mas para mostrar o quanto eu valorizo ​​Sua posição, Sua altura, renunciando a todas as realizações egoístas.

Eu renuncio a estes prazeres e só quero me apego ao que é superior, com todo meu coração e alma. Eu quero que a minha confiança se torne a vestimenta para a Luz Superior, e não quero usá-la em nome do meu prazer pessoal. É desta forma que nós podemos crescer para níveis ainda mais elevados nos mundos espirituais.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 09/08/13, Shamati # 72 “A Confiança é a Vestimenta para a Luz”