Uma Operação Na “Fé Acima Da Razão”

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se a sabedoria da Cabalá é uma ciência, como podemos amarrá-la à “fé acima da razão”? Afinal, a fé parece negar a ciência.

Resposta: Nós estamos num nível corporal, juntamente com as ciências, as artes, e assim por diante, e nelas podemos nos desenvolver.

No entanto, como vamos nos desenvolver? Apenas dentro do ego. O ego se desenvolve, e nós nos desenvolvemos com ele, mas a partir de hoje, o ego realmente terminou o seu desenvolvimento.

De que ciências e artes nós estamos falando? Nós vemos que hoje tudo parece estar preso, atrasado, e chegando a um beco sem saída, a uma crise. Isso vem acontecendo há várias décadas. Talvez as pessoas simplesmente não entendam, mas os cientistas sim.

O ego atingiu o seu pico e parou de se desenvolver depois de 6000 anos, tendo começado de um ponto zero até hoje. Nós passamos por um processo de evolução durante este tempo e subimos para um determinado nível nas áreas das artes e ciências onde o ego já se esgotou.

Nós realmente sentimos que não queremos mais nada. Hoje, nós não prestamos atenção em nada, e até mesmo a pesquisa espacial e outras ciências não nos interessam mais.

Assim, como vamos passar para a próxima etapa agora? A próxima etapa é um nível totalmente diferente, e nós também devemos crescer nele, uma vez que lá também pode estar um novo e desconhecido ego ou certos desejos.

Esta transição deve ser muito especial. Nós sequer entendemos o que é. É uma transição para uma nova dimensão.

An Operation In "Faith Above Reason"

É totalmente diferente dos seus atributos, existem forças e conexões totalmente diferentes. É como o nosso mundo, mas de uma forma totalmente diferente. Os níveis inanimado, vegetal, animal e falante da natureza estão conectados de acordo com diferentes leis, as leis de uma nova dimensão, as leis do que chamamos mundo espiritual.

A nova dimensão é chamada de mundo espiritual, já que a fé acima da razão a domina, ou seja, a doação acima da recepção. O objetivo da existência corpórea é receber. No mundo espiritual, no entanto, o objetivo é a doação.

Portanto, como nós podemos passar para uma percepção oposta, na qual Keter do inferior se torna Malchut do superior? Como podemos passar das dez Sefirot egoístas para as dez Sefirot altruístas? Só se executarmos uma operação em nós mesmos na fé acima da razão.

“Razão” se refere ao que eu tinha no nível corporal, e “fé” é o que me guia no nível espiritual. Assim, eu me elevo.

É por isso que se diz em todas as fontes que o mais importante para nós é a fé acima da razão.

Qual é o significado prático da fé acima da razão? Significa que a nossa razão anterior se esfria gradualmente. Aqui nós recebemos ajuda, já que não podemos avançar com nossa razão anterior e começamos a subir imediatamente acima dela. É por isso que há certa descida após a Convenção, a adição de ego.

Apesar disso, nós temos que subir e avançar com mais força para a conexão entre nós. É por isso que nós devemos estudar, tentar conectar, disseminar e fazer de tudo para conseguir uma conexão mais forte entre nós.

Nós devemos sentir inclinações opostas, uma vez que devemos fazer tudo a fim de nos aprofundar mais nisso. Nosso grupo global deve se conectar mais fortemente. É por isso que nós devemos estudar, disseminar e fazer tudo o que for preciso. Tudo apenas para nos conectar internamente com o mesmo sentimento que tínhamos na Convenção, mas no próximo nível, num nível superior.

O que nos falta para chegar a isso? Faltam-nos ações reais.

Isra-el, que significa “Yashar Kel” (direto ao Criador). Isto significa que Israel é cada amigo que anseia pela realização espiritual. Há outra parte chamada “Torá”, que deriva da palavra aramaica “OraitaOhr = Luz”. O conceito de Torá inclui o grupo, as conexões, a garantia mútua, etc., a adesão de todos a ela, o nosso objetivo. Este é o caminho exato pelo qual devemos avançar.

An Operation In "Faith Above Reason"

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/07/13, “Fé Acima da Razão”

Comente