Progresso Com Espinhos É Mais Rápido!

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que está escrito no Zohar que uma única rosa com espinhos é escolhida em vez de todas as outras rosas sem espinhos?

Resposta: Há almas que existem sem sentir a necessidade de avançar em direção à meta. E há almas que avançam em direção à meta da criação, ou seja, querem transformar a sua intenção de “a fim de receber” para a intenção “a fim de doar”. Por isso, elas precisam de espinhos, como uma rosa, ou seja, sofrimentos de sua condição no presente estado. Elas precisam estabelecer que este estado egoísta é ruim, e que o estado de doação e amor é bom.

Elas recebem uma motivação para avançar, seja da evolução natural, que empurra toda a humanidade para frente como um rolo compressor que força o desenvolvimento, ou precisam criar um ambiente como este para elas, que lhes mostre o quanto o seu estado “a fim de receber” é ruim e quanto mais preferível e bom seria se estivessem num estado “a fim de doar”.

Espinhos são forças que obrigam a pessoa a mudar a sua natureza. Sem eles não haveria mudanças. Portanto, é impossível sem espinhos, e a questão é apenas sobre quem constrói os espinhos. Poderia ser tanto o Criador, de acordo com o programa da evolução natural, chamado de “Beito” (em seu tempo), ou a própria pessoa que quer acelerar o seu desenvolvimento e progresso e encurtar o tempo; por isso ela cria uma sociedade que vai mostrar a ela o quanto o seu desenvolvimento fica atrás de todo mundo. Então, devido à inveja dos outros, ela irá persegui-los.

Estes são também “espinhos”, mas espinhos mais úteis e intencionais. Há uma doçura especial neles, porque a pessoa recebe o apoio do seu ambiente. O desenvolvimento sob a influência destes espinhos é bom e rápido e é realizado pelo ambiente.

E alguém que não tem um ambiente como este não tem espinhos como estes para ajudar o seu desenvolvimento. O desenvolvimento da pessoa é feito apenas pelo ambiente, na condição de que ela participe do seu próprio desenvolvimento. Com isso, ela começa a entender o programa do Criador, o plano, o pensamento da criação. É especificamente isso que temos que perceber, já que Israel é chamado de “Li-Rosh,- eu tenho uma cabeça” (uma permutação das letras de “Israel”). Portanto, nós temos que adquirir este conhecimento, a meta de todo este sistema diante de mim, para que eu possa me transformar para ser seu dono da casa, que se assemelha ao Criador.

O terceiro estado, que é a correção completa, está separado do primeiro estado, que é o estado inicial da criação, onde construímos a cabeça, a inteligência, a compreensão e a consciência por nós mesmos. O Criador quer que percebamos suas ações, pois está escrito: “De suas obras, vamos conhecê-Lo”.

Portanto, não podemos avançar através dos espinhos que chegam até nós da natureza, do rolo compressor da evolução, mas apenas se projetarmos para nós mesmos um ambiente, que vai nos “cutucar” o tempo todo. Isso significa que vamos estar nos desenvolvendo. Isso é chamado de aceleração do tempo, achishenah (vou apressá-lo), quando “eu desperto o amanhecer”.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 03/05/13, Escritos do Rabash “Shlavei HaSulam”