Penetrando O Novo Mundo Através Do Buraco De Uma Agulha

Baal HaSulam, Carta 17: Para o caminho da verdade é uma linha muito fina que um caminha até chegar ao palácio do rei.

Aquele que começa a andar no início da linha precisa de muito cuidado para não se desviar para a direita ou para a esquerda da linha tanto quanto a espessura de um fio de cabelo. Isto é assim porque, se o primeiro desvio for da espessura de um fio de cabelo, mesmo que um continue completamente em linha reta, é certo que este não vai mais voltar para o palácio do rei, já que não está a andar sobre a linha da verdade.

Não está claro como um pode manter a direção certa se este já se desviou uma vez. Portanto, este é um aviso muito sério. Como é que eu sei que nunca estive errado antes? É possível escolher corretamente se agora eu estou em um determinado ponto depois de ter cometido um erro? Posso encontrar a direção certa e avançar se eu estou no ponto errado?

É uma situação muito incerta e assustadora. Assim como todos vocês, eu fiz muitas viragens ao longo da minha vida. Eu fui confundido e tomei a direção errada. Então, como posso encontrar a direção certa depois de tudo isto? Mesmo se eu a encontrar, isso irá corrigir todas as minhas corrupções anteriores?

Tais questões tornam o nosso estado muito incerto. Como posso avançar se eu não sei, com certeza, que eu tenho vindo a seguir o caminho certo? Quantas vezes tenho andado na direção errada?

Assim, aquele que caminha sobre a verdadeira linha de preparação para a obra de Deus (Israel, a Torá e o Criador são um.) deve sempre testar-se a si mesmo para ver se ele quer igualmente os três aspetos acima, como o fim do ato é igual ao seu início. Se alguém quiser um deles mais do que o segundo ou o terceiro, então desvia-se do caminho da verdade, e entende isso.

Este é o significado de “Abre para mim uma abertura de arrependimento, do tamanho do buraco de uma agulha, e eu vos abrirei portas onde carros e ônibus entrem.” Interpretação: a abertura não é para entradas e saídas, mas para inserir a linha para costurar e para o trabalho.

Da mesma forma, você está a almejar apenas o mandamento do Superior, para trabalhar, e então Eu vos abrirei uma porta, como uma entrada para um corredor. Este é o significado do Nome Explícito no verso ” mas em cada ato (soletrado como Hall em hebraico) enquanto Eu viva e toda a terra se encherá da glória do Senhor”.

Um olho de uma agulha significa preocupação em unir Israel, a Torá e o Criador em um ponto. Nós nos preocupamos constantemente apenas com isso e este ponto torna-se menor e mais focado. A fim de alcançá-lo, nós temos que nos unir constantemente todos os 613 atributos, ou seja, os desejos que despertam em nós, que são opostos entre si e que apresentam condições diferentes: os de Israel, os da Torá e os do Criador. Precisamos unir tudo isso em um todo, numa unidade.

Se pudermos trazer tudo para a tal unidade, isso significa que nós reunimos tudo em um ponto, em um buraco de uma agulha. Quando nos concentramos num ponto através de um instrumento ótico, podemos ver aí uma abertura que leva a um novo mundo.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 24/07/13, Escritos do Baal HaSulam