Os Mandamentos E As Leis

Dr. Michael LaitmanPergunta: Na Torá são descritos mandamentos e julgamentos. Qual é a diferença entre eles?

Resposta: As leis (Mishpatim) vêm do lado das restrições e os mandamentos vêm do lado do desejo e da disposição para realizá-los. Mas, em princípio, os dois falam sobre uma coisa: de que maneira o homem precisa se tornar semelhante ao Criador.

Nós não estamos falando sobre o nível deste mundo. Na Torá, todas as leis e mandamentos são discernidos em relação ao nosso ego e como alterá-lo para algo que é oposto, assemelhando-se ao Criador, a propriedade de doação completa e amor, conexão com todos, onde dentro desta conexão uma enorme propriedade de doação é descoberta, a força da criação chamado Criador.

Na revelação dessa força há Taryag (613) atributos, desejos egoístas. Isto é como eles são chamados: “Taryag desejos não corrigidos”. Nós precisamos corrigi-los da intenção egoísta de recepção para mim, prazer para mim, causando inclusive dano aos outros (é assim que sentimos autobenefício), para usar em prol de doar, ou seja, para o benefício dos outros, e com isso, se conectar, aderir e se assemelhar ao Criador.

Há limites nessas ações quando eu subo acima do ego (acima do meu desejo de receber) e paro de trabalhar com ele. Depois, eu o transformo de forma que possa executar, acima dele, atos em prol da doação. E depois, eu mesmo adiciono este ego à minha intenção em prol da doação e atuo junto com ele em prol dos outros, pela doação.

Por exemplo, o ladrão para de roubar. Este é o primeiro mandamento. O segundo mandamento é que ele dá todas as suas habilidades para roubar em benefício do homem.

Por exemplo, como na história de O.Henry onde o ladrão abre o cofre em que uma criança havia se trancado.

Desta forma, existem todas as fases: restrição, elevar-se acima do ego, e transformá-lo em ato de doação. A primeira é a restrição: eu não roubo. Em segundo lugar, subir acima do ego: o que não é feito, alguma recompensa egoísta que não nos é oferecida, que de qualquer forma não vamos utilizar e renovar as ações que causam danos aos outros. Em terceiro lugar, eu uso a velocidade da resposta, a capacidade e a possibilidade de doar e dar, de uma forma que é direcionada apenas ao amor.

Assim, os mandamentos e as leis são divididos. Mas em sua expressão estão as restrições das linhas direita e esquerda e a linha média em relação a você, a sociedade e o Criador, com muitos tipos de sutilezas.

De KabTV “Os Segredos do Livro Eterno” 11/03/13