Onde É Que O Meu Verdadeiro Eu Começa?

Dr. Michael LaitmanMeus pensamentos e desejos não são realmente meus. Onde é que o meu verdadeiro eu começa? É no grupo, que me permite desenvolver e fomentar o meu desejo sério de uma maneira prática e focada. Aqui, eu tenho as ferramentas, os meios que me permitem processar e mudar a matéria do meu desejo. Ao trabalhar no desejo, com a ajuda dos meus amigos, eu realizo a minha única escolha livre.

No entanto, se eu não quero isso, haverá novos problemas e aflições, e por fim, eu vou querer.

Pergunta: Será que isso significa que eu sofro até ceder?

Resposta: Ceder não é o problema. A questão é que eu começo a entender que devo mudar meu desejo para que ele seja como o Criador e que isso compense. Eu sou atraído para os mesmos valores e o objetivo certo, e começo a desfrutá-lo.

Então, há uma nova fase, “Que é uma pena que eu faça isso tentando evitar os sofrimentos e desfrutar o prazer do Criador. Eu quero doar totalmente, amar ao máximo, embora não sinta nenhuma resposta do Criador”.

Este é o caminho espiritual, ao longo do qual eu mudo os valores egoístas e descubro, vez após vez, os limites da minha liberdade, o meu verdadeiro nível. Como está escrito: “Você é chamado de Adão [humano], e não as nações do mundo”. “Você” refere-se àqueles que anseiam alcançar o Criador, o que significa fazer o seu desejo como o Dele. Então, eles são chamados de Israel, o que significa Yashar El (direto ao Criador).

No entanto, se eu não quero me assemelhar a Ele, eu permaneço no nível animal, onde todas as mudanças, incluindo a evolução científica e tecnológica, todos são derivados Dele e não pode ser alterado. Aqui, eu não sou independente. A pessoa torna-se independente quando ela se torna semelhante ao Criador.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 19/07/13, Escritos do Baal HaSulam