O Segredo De Jacó É Revelado Em Nossos Dias

Dr. Michael LaitmanO nono dia de Av é o pior e mais trágico dia do ano, pois é o dia da destruição tanto do Primeiro como do Segundo Templo. Por um lado, nós sabemos que rabino Akiva se alegrou e riu quando viu a destruição do Templo. Por outro lado, nós experimentamos sofrimentos terríveis, mas se você estiver conectado ao objetivo, você pode se alegrar com eles.

Isto é especialmente verdadeiro quando nos referimos aos nossos tempos, quando recebemos a chance de voltar para a terra de Israel, e agora tudo depende de nós. No entanto, durante o exílio, estes sofrimentos eram absolutamente necessários. É o mesmo segredo que Jacó queria revelar aos seus filhos antes de sua morte, mas não o fez.

Se você souber exatamente o que vai acontecer no futuro e como isso está ligado ao objetivo, você não será capaz de realmente sofrer e alcançar o desespero, pedir, clamar, ou orar e elevar MAN. Esta é a razão da sabedoria da Cabalá ter sido ocultada por um tempo tão longo, de modo que as pessoas não soubessem por que sofrem. O mundo inteiro não entende por que o “povo escolhido” experimenta tais aflições e acham que ele pode não ser mais o povo escolhido, mas sim o povo perseguido.

Eles tiveram que passar por todas essas aflições corporalmente na forma mais humilhante, primitiva e genuína, sem qualquer suavização dos Dinim (sentenças). A razão é que a suavização dos Dinim exige o prolongamento do exílio e aflições ainda maiores.

Assim, por eras foi proibido revelar que a destruição do Templo e as aflições do exílio eram necessárias. Se as pessoas soubessem que tinham que passar por elas, elas teriam sentido a ligação entre o sofrimento e o objetivo e não teriam sofrido tanto. Não teriam sentido tanta tristeza, confusão e impotência, e não teriam sentido a gravidade e a dor aguda do exílio.

Por isso, os Cabalistas proibiram a revelação da sabedoria da Cabalá, uma vez que ela explica por que as coisas acontecem. Eles foram forçados a fazê-lo apesar de sua tristeza, a fim de encurtar o exílio.

Mas tendo retornado à terra de Israel, onde podemos construir um Estado de acordo com as leis espirituais, estabelecer um exemplo para todos e atrair o mundo inteiro para a mesma forma de vida, nós agora temos que revelar a sabedoria da Cabalá em sua plenitude e explicá-la a toda a nação de Israel e ao mundo todo. É porque nós estamos à beira da redenção completa! Claro, a correção será através da nação de Israel para o mundo todo. Mas não há razão para prolongar nosso sofrimento, uma vez que está na hora do fim da correção!

Hoje, a sabedoria da Cabalá tem que ser totalmente revelada. Nós sofremos durante todo o exílio e tivemos que sofrer, mas agora não há nenhuma razão para seguir sofrendo. Os sofrimentos anteriores foram suficientes para iniciar a correção a partir de agora. Esta é a razão pela qual a sabedoria da Cabalá estava oculta por tanto tempo.

Durante os séculos XVII e XVIII,  os Hassidim tinham o costume de entrar em “exílio”, além do fato de que eles já estavam vivendo no exílio em diferentes lugares remotos onde sofriam aflições e massacres. A fim de encurtar o exílio, os Cabalistas costumavam deixar suas aldeias e cidade e vagavam. Assim eles aceleraram o fim do exílio. Nós temos que aprender as leis do desenvolvimento geral dos vasos e, assim, compreender toda a nossa história e a razão para todos os eventos que passamos.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/06/13, Talmud Eser Sefirot