Nós Somos Capazes De Amar?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Em princípio, todo mundo é capaz de amar. Alguns amam crianças, outros amam o marido ou a esposa. Por que, quando estamos juntos, é tão difícil investir nesse sentimento aqui, embora pareça que temos o objetivo, a intenção?

Resposta: É porque as nossas intenções em tudo, exceto no que estamos empenhados, são egoístas, e é por isso que elas estão alinhadas com a nossa natureza, na mesma direção. Minha intenção é saciar minha sede. Aproveito e bebo. Isso significa que eu sacio o meu desejo e a intenção ajuda a realizar o desejo.

Aqui, pelo contrário, a intenção é oposta ao meu desejo. Ou seja, eu uso a minha intenção para mudar os meus desejos para o oposto, invertê-los, e é por isso que nós vamos contra a nossa natureza. Este é um imenso trabalho interno que exige enorme esforço, apoio do ambiente e experiência.

Além disso, as pessoas ficam com raiva, sem entender como podem se orientar nesse processo. Sete bilhões de habitantes deste planeta, todos os países e civilizações, agem de forma totalmente egoísta em relação ao outro, e de repente nós estamos falando da necessidade de realizar o mandamento bíblico: “Ama o teu próximo”.

Mas como? Afinal, é difícil de realiza-lo inclusive no grupo, sem mencionar numa escala maior, universal. No entanto, nós não vamos nos corrigir de outra forma; não vamos nos mudar. Ou vamos fazer isso através do sofrimento, se nós esperarmos por ele, ou por nós mesmos, atraindo a Luz.

Se nos concentrarmos na ação correta, isto é, ficando totalmente juntos, aplicando o esforço, concentrando-nos na intenção e ação, então poderemos ter sucesso. A coisa mais importante é realizar essa ação pela primeira vez, e, só então você começa a entender como isso acontece.

Pergunta: Por que nós amamos as crianças? Que tipo de sentimento é esse?

Resposta: Este é um instinto animal. Como um animal ama sua prole, o ser humano ama seus filhos. Você não ama outra pessoa, você ama seus filhos. No entanto, amar o filho de outra pessoa, você só vai conseguir isso quando você se corrigir. Nós estamos indo nessa direção.

Para acelerar esse processo, vocês terão que estar juntos e apoiar uns aos outros. “Estar juntos” significa tentar unir as intenções e esforços mútuos, parar de sentir a si mesmo, mas sentir os outros. Se você se obrigar a fazer isso, você vai descobrir que todos os outros já estão lá esperando apenas por você.

Da Convenção em São Petersburgo, “Lição Preparatória”