Mudanças: Um Indicador De Saúde Espiritual

Dr. Michael LaitmanPergunta: Há duas coisas que protegem a pessoa ao longo do caminho espiritual: uma estrutura que ela determinou para si e o ambiente certo. Será que ela deve expandir constantemente esta estrutura?

Resposta: Não necessariamente. Quando eu estava ao lado do Rabash, eu não o via mudar a estrutura da sua vida de forma alguma. Ele costumava estudar na mesma hora durante a noite, e depois havia os passeios na praia, no parque, na floresta, a sauna, e o resto da tarde para voltar a estudar à noite. Ele manteve este padrão diário durante anos sem qualquer alteração, nem mesmo na comida que comia.

Por que nós devemos fazer quaisquer alterações na corporeidade? Todas as alterações devem ser internas e não externas. Nós sabemos que um burro não anseia por novas iguarias, mas prefere os grãos aos quais está familiarizado. Um elefante prefere grama. Um animal desfruta o que ele precisa de acordo com a sua natureza. Fast food moderno não é bom, pois o nosso corpo não mudou. Nós estamos apenas nos envenenando com todas essas coisas. Nosso corpo precisa de comida simples, natural, como deveria ser.

É muito bom se o corpo está acostumado à determinada rotina diária. É ainda recomendado que tome medicamentos na mesma hora todos os dias. A máquina que executa uma ação repetitiva rompe com menos frequência; até mesmo um motor comum, que opera o tempo todo e não é ligado e desligado o tempo todo funciona por muito mais tempo.

Não há nada pior para um animal do que as mudanças em tudo o que têm a ver com a sua natureza. Mas na parte que não pertence à natureza, mas que está acima dela e que pertence ao mundo espiritual, toda a vida é feita de mudanças. A quantidade de mudanças é uma indicação da saúde espiritual, de poder espiritual.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 07/07/13, Escritos do Rabash