Liberdade E Pão Diário

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que eu devo fazer se num instante eu sou jogado do mérito para o pecado? Se num ponto de inflexão, de repente, tudo muda de bom para rui,?

Resposta: Que méritos e pecados você pode ter? Toda sua vida você tem agido de acordo com seus instintos naturais, como um animal. É por isso que todas as reclamações devem ser dirigidas ao Senhor que lhe criou. Você não tem independência, e não pode dizer que você mesmo fez alguma coisa ruim. Tudo é realizado pela força superior. Em breve, você vai ver isso e entender que ninguém é culpado, e não há ninguém com quem ficar com raiva. Então, você vai ver uma imagem completamente diferente.

O problema é que não há nenhum Criador em sua vida, e assim você atribui algum o livre arbítrio aos outros e a si mesmo, como se você fosse responsável por suas ações. É como culpar as crianças no jardim de infância. É possível dizer que uma criança é ruim e outra é boa? Todas essas são qualidades naturais: algumas crianças são agressivas e outras são bebês chorões. Assim, a natureza nos move a fim de nos levar à realização do mal, que o Criador tornou inerente em nós.

Nós devemos passar por muitos golpes e, depois o Criador vai gradualmente explicar que foi Ele quem fez isso, para que desejássemos nos livrar de nossa natureza com a qual fomos criados. O Criador brinca conosco, porque, como está escrito: “Não há outro além Dele”. Você acha que age por si mesmo, em vez Dele?

As pessoas estão acostumadas com o que está escrito nos livros: “seus pecados”, “seus méritos”. Nossa tarefa é explicar isso de uma maneira mais compreensível, porque chegou o tempo em que o verdadeiro significado dessas palavras pode ser revelado. No entanto, estes não são os seus pecados e transgressões. Não é você quem os fez e causou. Você não escolheu as qualidades com as quais devia nascer. Nós somos todos fantoches, desde Hitler até os maiores santos do mundo.

No entanto, estes fantoches obtêm um acréscimo em algum momento, uma gota da propriedade oposta, e, em seguida, mudam suas aspirações de acordo com esta nova propriedade: eles buscam doar e começam a estudar sem entender por que estudam. O estudo determina a meta para eles e isso também é estabelecido pelo Criador.

No entanto, após estas duas propriedades opostas serem determinadas neles, uma oposta à outra, recepção e doação, eles começam a encontrar a oportunidade de trabalho independente na linha média, entre eles. É um sentimento especial que você chega em breve, e daí você vai saber como construir a si mesmo a partir dessas duas propriedades: as linhas esquerda e direita. Você vai entender que estas duas linhas são necessárias.

O Criador irá ajudá-lo a conectá-las, a entender o que significa a gota do sêmen de doação e como adicionar nela, célula por célula, uma nova compreensão, sentindo os conceitos, ensinando-nos a crescer este material.

É claro que a Luz faz todo o trabalho, trabalhando num material novo. A Luz e o desejo se encontram e sua mistura sobe como massa, mas eu mesmo causo isso. Eu entendo e sinto como isso acontece. Esta é a minha criação, como a partir de um pedaço de massa. Eu tomo um punhado de farinha e adiciono a quantidade exata de água nela, nem mais nem menos. Em primeiro lugar, parece que não há água suficiente e eu preciso trabalhar duro amassando minha massa, mas, no final, ela estará pronta para ser colocada no forno e cozida!

Assim, estes dois ingredientes, farinha e água, são transformados em “pão do pobre” (Matzá). Da perspectiva do desejo de desfrutar, é simples pão, e nada mais é necessário, e acima dela, tudo está aberto. A liberdade está aberta.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/07/13O Zohar