Fé Contra A Razão

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como nós avançamos realmente na “fé acima da razão”?

Resposta: Embora nós tenhamos descoberto que estávamos avançando durante a Convenção, nós também recebemos outra grande adição. Agora, não só acreditamos no professor e em nosso avanço correto, mas também entendemos que, além disso, agora temos que avançar numa maior “fé acima da razão”. Isso significa que, graças à mensagem que recebemos, nós podemos avançar em maior fé agora.

Se avançarmos corretamente, vamos encontrar mais problemas à medida que o ego vai nos puxar mais fortemente para trás e que ainda teremos que avançar sobre ele e contra ele. “Fé acima da razão” significa fé contra a razão.

Como podemos avançar contra a razão? Quando nós avançamos na espiritualidade, cada nível anula o nível anterior de acordo com a lei espiritual de “negar o negativo”. Cada vez que nós crescemos, nos tornamos mais sábios e inteligentes e nosso conhecimento sobre o nível seguinte é o oposto do conhecimento sobre o anterior nível.

Cada Partzuf é feito de dez Sefirot, de Keter a Malchut. Malchut do superior se torna Keter do inferior, o que significa que altera as suas propriedades para os atributos opostos. No entanto, quando nós subimos, Keter do inferior se torna Malchut do superior, e, portanto, torna-se também o oposto.

Faith Against Reason

Malchut é o atributo de recepção e Keter é o atributo de doação. Assim, cada vez que subimos, nós precisamos transformar recepção em doação, na “fé acima da razão”. Quando você sobe para os próximos dez níveis, visto que sua Keter tornou-se Malchut, é como se você negasse todo o seu conhecimento anterior e todas as dez Sefirot que você tinha no nível anterior tornam-se o oposto e estão incorretas no próximo estado.

É como falar com uma criança que vê as coisas do seu nível, enquanto você as vê de forma totalmente diferente. As razões e as ações são diferentes, apesar de você ver o mesmo resultado.

“Fé acima da razão” é fé contra a razão. Ela sempre nega a razão anterior e você deve avançar contra ela, ou seja, acima. Eu tenho o conhecimento anterior e ainda avanço de acordo com a fé.

Quando Rabash me explicou o que significa “fé acima da razão”, ele me deu o seguinte exemplo: suponha que um amigo tomou emprestados mil dólares de outro amigo e quer devolver o dinheiro. Quando ele lhe devolve o dinheiro, verifica-se que há um dólar a menos no envelope. Ele pergunta se o amigo devolveu todo o dinheiro e seu amigo diz que sim. Será que ele começa a pensar quem está certo agora? Não. Se o amigo diz que são mil dólares, eu aceito isso como mil dólares. Isso significa que eu não acredito no que vejo, pois agora tenho os olhos do meu amigo em vez dos meus próprios olhos. Eu não acredito nos meus sentimentos e no que sei; eu avanço na “fé acima da razão”.

O que o meu amigo me diz significa os vasos externos, os atributos externos são mais importantes para mim; eu aceito isso como uma informação mais precisa, que é mais clara e correta do que a minha. Então, se o grupo decide algo, eu imediatamente aceito e embora seja claro para mim que exista menos de mil dólares aqui, eu aceito como mil. É um substituto para mim. Em geral isso parece totalmente ilógico e irreal, e é realmente assim.

Baal HaSulam diz que certas pessoas podem parecer perversas e outros justas de acordo com seus atributos, e então nós as vemos da maneira oposta, algumas pessoas parecem ricas e outras pobres e, daí nós vemos de forma oposta, algumas pessoas parecem inteligentes e outras tolos e, depois, o oposto. Tudo depende de nós. No mundo espiritual, nós mudamos completamente a imagem, alterando os nossos atributos. Os órgãos e as conexões entre eles são revelados de uma forma totalmente diferente.

Portanto, a “fé acima da razão” é o meio pelo qual nós avançamos e subimos a escada espiritual. Não podemos fazê-lo de outra maneira! “A fé acima da razão” é a fé oposta do que sabíamos anteriormente. Se não temos fé contra o que sabíamos antes, nunca subiríamos de um Partzuf (estado) para o segundo, o terceiro, e assim por diante. Esta é a forma como a transição ocorre.

Se nos foi dada a mensagem e sentimos que estamos no caminho certo durante a última Convenção e que o nosso professor nos orienta corretamente, embora realmente não acreditássemos nisso, nós temos um problema agora. Então, onde está a nossa fé? Como podemos fechar os olhos e ignorar o que sabemos? Se não fizermos isso, vamos avançar egoisticamente. Pela primeira vez, é-nos dada uma chance real de conquistar o nosso próximo nível num ataque “acima da razão”.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 21/07/13, “Fé acima da Razão”

Comente